Educação Especial - Deficiência Visual

Educação Especial >> Deficiência Visual

A deficiência visual caracteriza-se pela limitação ou perda das funções básicas do olho e do sistema visual. O deficiente visual pode ser a pessoa cega ou com baixa visão.

O principal objetivo da área da deficiência visual na Seed é assegurar  a permanência do aluno cego ou com baixa visão à educação básica com os apoios e recursos necessários para que tenha acesso ao currículo, com igualdade aos demais estudantes.

Cego:

• A cegueira pressupõe a falta de percepção visual devido a fatores fisiológicos ou neurológicos. A cegueira total ou simplesmente amaurose, caracteriza-se pela completa perda de visão sem percepção visual de luz e forma. A cegueira pode ser congênita ou adquirida.
  • As pessoas cegas necessitam do sistema de escrita e leitura em relevo denominado Sistema Braille. Tecnologia assistiva representa um enorme avanço para as pessoas com cegueira, como os softwares leitores de tela e os livros digitais acessíveis.

Baixa Visão:

• A acuidade visual das pessoas com baixa visão é muito variável; mas, em geral, a baixa visão é definida como uma condição na qual a visão da pessoa não pode ser totalmente corrigida por óculos, interferindo em suas atividades diárias, assim como a leitura e a locomoção.
  • A baixa visão é o resultado de condições oftalmológicas como degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética, ou catarata. Cada uma destas condições causa diferentes tipos de efeitos na visão da pessoa, dificultando suas atividades pessoais. As pessoas com baixa visão necessitam de auxílios ópticos como óculos, lentes corretivas, lupas simples e/ou eletrônicas, e não ópticos que se caracterizam pelos textos com caracteres ampliados e uso de tecnologia assistiva como softwares ampliadores e leitores de tela e os livros digitais acessíveis.

Sugestões de Filmes

A cor do paraíso (1999)

Além dos meus olhos (1987)

A Pessoa é para o que nasce (2002)

Black (2005)

Blink - Num piscar de olhos (1994)

Castelos de gelo (2010)

Cegos, surdos e loucos (1989)

Cores dos Cegos (1997)

Dançando no escuro (2000)

Desafio sem limites (1996)

Encontro às escuras (2006)

Ensaio sobre a cegueira (2008)

Helen Keller - O milagre continua (1984)

Janela da alma (2001)

Liberdade para as borboletas (1972)

Mergulho em uma paixão (1991)

Mr. Magoo (1997)

O olho do mal (2008)

O silêncio

O sino de Anya (1999)

Perfume de Mulher (1965)

Ray (2004)

O milagre de Anne Sullivan (2000)

Tommy (1975)

Uma história de luta (2004)

Vermelho como o céu (2006)

Formas de Atendimento

Atendimentos especializados complementares na área visual:

Sala de Recursos Multifuncionais na Área da Deficiência Visual:

Funcionam em escolas da rede pública estadual de ensino e tem como objetivo a garantia de oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, a organização, disponibilização de recursos, serviços pedagógicos e de acesso ao atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência visual. O atendimento educacional especializado ocorre no turno contrário ao da matrícula do ensino comum.

Centro de Atendimento Educacional Especializado na Área da Deficiência Visual (CAEE-DV):

Funciona na rede pública estadual de ensino ou em instituições particulares conveniadas, com professores especializados e tem por objetivo o apoio educacional especializado, específico aos estudantes com deficiência visual. O atendimento educacional especializado ocorre no turno contrário ao da matrícula do ensino comum.

Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP):

Institucionalizado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Especial e as Secretarias Estaduais de Educação. Visa garantir a inclusão da pessoa com deficiência visual no sistema regular de ensino, bem como promover o pleno desenvolvimento e a integração desses alunos em seu grupo social. O Estado do Paraná conta com cinco unidades de CAPs assim distribuídos: Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá. O CAP é constituído por 04 núcleos distintos:

• Núcleo de Apoio Didático-pedagógico;
  • Núcleo de Produção Braille;