Parfor - Seed-PR

Banner ilustrativo do Parfor

O que é o PARFOR?

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em regime de colaboração com as Instituições de Ensino Superior (IES) e Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. Este programa visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

Quais são os objetivos do PARFOR?

• Oferecer aos professores da rede pública de educação básica, oportunidade de acesso à formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
  • Fomentar a implementação de projetos de formação inicial de professores em serviço, com tempos, espaços, e propostas formativas diferenciados, que contemplem as especificidades desse público;
  • Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.

Como participar?

Para candidatar-se, é condição prévia que o professor da rede pública de educação básica cadastre ou atualize seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível em https://eb.capes.gov.br/portal/, no prazo estabelecido no Edital n.º 8/2022 da Capes.

Confira outras informações sobre o assunto.

Aqui, você encontra o Edital n.º 8/2022 da Capes, publicado em: 07/02/2022.

Neste espaço, você encontra as atribuições do Parfor/Seed junto ao Parfor/MEC:

• Validação dos professores da Rede para participarem do Programa conforme critérios do MEC;
  • Contato permanente com as IES para articulação da demanda e oferta de cursos;
  • Contato permanente com o MEC/Capes para execução do Programa;
  • Articulação com os núcleos regionais de educação, secretarias municipais e Undime para o atendimento à demanda Parfor;
  • Reuniões técnicas com NREs para a realização de encaminhamentos junto às secretarias municipais e escolas da Rede Estadual.

Divulgação dos cursos e vagas nas IES do Paraná - Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor.