Inove sua prática
Pensando em inovar em sala de aula?
Refletir sobre a prática pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem é uma ação constante no exercício da docência. Assim sendo, é necessário considerar as metodologias e estratégias que promovem o aprendizado e engajamento dos estudantes.
Confira, a seguir, algumas propostas para repensar os planos de aula.
Fonte: Edify Education
ChatGPT, um aliado da educação?
O desafio foi lançado e tudo dependerá da postura que o professor adotar, uma vez que o uso do ChatGPT deve ser o ponto de partida para desafiar os estudantes a participar de tarefas interativas, realizar atividades com maior exigência cognitiva, bem como criar soluções e respostas para problemas complexos.
Estamos em um momento de transição com muitas incertezas e lacunas, algo natural que toda inovação tecnológica traz, contudo precisamos lembrar que a inovação não substituirá o professor em sala de aula, se houver adequação de métodos e práticas de ensino.
Sendo assim, o ChatGPT pode auxiliar a tornar os estudantes mais críticos e reflexivos, ampliando as possibilidades na construção de seus argumentos, a partir de atividades propostas pelo professor que promovam o desenvolvimento do raciocínio crítico e desempenho dos estudantes.
É importante mencionar, também, as metodologias ativas e o movimento maker, que contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, a aptidão em resolver problemas, a confiança e o protagonismo, o senso crítico, a empatia, a responsabilidade e a participação.
Conheça, a seguir, mais detalhes sobre as metodologias ativas e o movimento maker:
Para embasar a prática pedagógica, é fundamental a utilização do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, que é o documento norteador de todas as práticas educacionais para o Sistema Estadual de Ensino, e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (Crep), que se aproxima ainda mais das metodologias inovadoras a serem traçadas pelo professor, pois adiciona ao Referencial mais possibilidades para apoiar o desenvolvimento do trabalho em sala de aula.
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