Metodologias ativas

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento.

Neste modelo de ensino, o professor torna-se coadjuvante nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes o protagonismo de seu aprendizado.

Saiba mais no blog Educação Transformadora do professor José Manuel Moran.

Selecionamos alguns modelos de metodologias ativas de aprendizagem utilizadas em práticas pedagógicas.

Aprendizagem baseada em problema

A Aprendizagem baseada em problema é um método de ensino, no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos.

No vídeo, são abordadas as características da aprendizagem baseada em problemas.

Aprendizagem baseada em projeto

Na Aprendizagem baseada em projetos os estudantes são desafiados a resolver um problema, por meio de etapas metodológicas, visando a obtenção de um produto pedagógico.

Neste vídeo, o Prof Dr Nilbo Nogueira comenta as diferenças entre Aprendizagem Baseada em Projeto e em Problema.

Sala de aula invertida

A Sala de aula invertida é um modelo de ensino híbrido sustentado, no qual os alunos acessam os conteúdos em espaços e horários diferentes da aula, e nesta, ocorre discussão e resolução de questões.

Neste vídeo, o Prof Wagner T. Cassimiro relata as possibilidades de aprendizagem na sala de aula invertida.

Aprendizagem baseada em times

Na Aprendizagem Baseada em Times, ou Team-Based Learning (TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados antes, durante ou após as aulas.

O vídeo explica as etapas de aplicação da aprendizagem baseada em times em sala de aula.

Gamificação

A Gamificação é uma metodologia que utiliza os elementos dos jogos no processo de aprendizagem visando aumentar o engajamento e autonomia dos estudantes nas atividades propostas.

Neste vídeo, o Prof.º Luciano Meira (UFPe) explica o que é gamificação e como os elementos de jogos podem influenciar no aprendizado.

Design thinking

O Design thinking quando aplicado como estratégia de ensino e aprendizagem permite aos estudantes participarem ativamente nas propostas de solução de um problema identificado, bem como em sua prototipagem.

O vídeo apresenta como o Design thinking pode contribuir para inovar as práticas pedagógicas.

Conheça mais sobre Metodologias Ativas por meio de infográficos

rótulo project based learning.

Infográfico contendo as etapas de aplicação da metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos.

rótulo pequeno guia de gamificação.

Infográfico que apresenta o conceito, as habilidades e os formatos de gamificação na educação.

Por que? Design Thinking?

Infográfico que apresenta o conceito e as etapas do Design Thinking.

Infográfico Aprendizagem por Pares.

Infográfico contendo as etapas do método aprendizagem por pares.

banner Sugestões de Leitura.

capa livro Metodologias INOV-ativas.

Autores: Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti
Editora: Saraiva
Ano: 2018
Páginas: 272

Sinopse: apresenta possibilidades de aplicação das metodologias inov-ativas em escolas, universidades e empresas.

capa do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.

Autores: Lilian Bacich, et al.

Editora: Penso
Ano: 2015
Páginas: 272

Sinopse: apresenta possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar.

Autores: Luciane Maria Fadel, et al.
Editora: Pimenta Cultural
Ano: 2014
Páginas: 300

Sinopse: reúne conceitos, indagações, aplicações e respostas sobre a gamificação e a educação.