Educação em Direitos Humanos

Ícone Educação em Direitos Humanos

A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo uma aprendizagem que desenvolve o respeito às diferenças, as habilidades socioemocionais e os valores éticos fundamentais para a convivência em sociedade.

Imagem - Álcool, tabaco e outras drogas

Álcool, Tabaco e outras Drogas

A mediação escolar é um auxílio fundamental para que as crianças e adolescentes consigam discernir entre seus instintos e interesses, para que eles(elas) consigam tomar decisões coerentes.

A escola, ao orientar as crianças e adolescentes para a construção do projeto de vida, acolhe as diferentes juventudes e desenvolve fatores de proteção como valores sociais, de resoluções de problemas, a cooperação, de vínculos positivos com pessoas, a autonomia e a autoestima dos(das) estudantes. Estes valores incidem diretamente sobre os fatores de risco como a insatisfação com a vida, sintomas depressivos, curiosidade, a busca de prazer imediato e a comportamentos mais vulneráveis.

Fortalecer os fatores de proteção por meio da construção e da consolidação de conhecimentos, a escola assume o compromisso com a formação integral dos/das estudantes fazendo com que as crianças e adolescentes tenham menos chance de assumir comportamentos arriscados não só nessa etapa escolar, mas também, ao longo de suas vidas.

Imagem - Bullying e Ciberbullying

Bullying e Ciberbullying

Bullying

O que é?

Todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la (intimidação sistemática), causando dor e angústia às pessoas envolvidas, o bullying acontece entre estudantes, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes. (Lei nº 13.185/2015)

Cyberbullying

O que é?

São postagem e envio de mensagens eletrônicas, que incluem textos, fotos ou vídeos, com o objetivo de assediar, ameaçar ou atingir outra pessoa por meio de uma variedade de mídias e plataformas sociais, como redes sociais, salas de bate-papo, blogs, mensagens instantâneas e mensagens de texto.

Imagem - Saúde Mental

Saúde Mental

O que é?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Saúde mental é “(...) um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de desenvolver e apropriar-se de suas capacidades, enfrentar o estresse normal da vida, trabalhar de modo produtivo e frutífero, além de contribuir positivamente para sua comunidade.”

Imagem - Trabalho Infantil

Trabalho Infantil

O que é?

A legislação brasileira considera Trabalho Infantil aquele realizado por criança ou adolescente com idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, e o efetuado por adolescente, com menos de 18 anos, que seja considerado perigoso, insalubre, penoso ou prejudicial à moralidade.

O Trabalho Infantil é uma forma de violência, pois acarreta em danos físicos e psicológicos, transforma as crianças e os adolescentes em adultos precoces, podendo submetê-los a situações extremas que afetam seu processo de crescimento e desenvolvimento, expondo-os a ocorrência de doenças e a atrasos na formação escolar e, até mesmo, a sequelas que acabam sendo irreversíveis na vida adulta.

Imagem - Violência Autoprovocada

Violência Autoprovocada

O que é?

Uma série de ações que produzem dano físico ao próprio indivíduo. Compreende as autoagressões, a ideação suicida, a tentativa de suicídio e o suicídio.

Autoagressão/automutilação

O que é?

Autolesão é um termo que se refere a um grupo de agressões provocadas no próprio corpo de forma deliberada, propositalmente, uma prática atual que frequentemente se manifesta na adolescência e na fase de adulto jovem. Existem duas manifestações desse comportamento: autolesão com pretensão final de suicídio e autolesão sem ideação suicida. (Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019)

Ideação suicida

O que é?

Ideação suicida são pensamentos suicidas, referem-se a pensar ou planejar o suicídio. Os pensamentos podem variar desde a criação de um plano detalhado até uma consideração passageira.

Imagem - Violência Sexual

Violência Sexual

O que é?

“Entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não, que compreenda: abuso sexual, (...) exploração sexual e tráfico de pessoas”. (Lei nº 13.431/2017)

10 possíveis sinais de abuso infanto-juvenil

• 1. Mudanças de comportamento;
  • 2. Proximidades excessivas;
  • 3. Comportamentos infantis repentinos;
  • 4. Silêncio predominante;
  • 5. Mudanças de hábito súbitas;
  • 6. Comportamentos sexuais;
  • 7. Traumatismos físicos;
  • 8. Enfermidades psicossomáticas;
  • 9. Negligência;
  • 10. Frequência Escolar.

Informação e Prevenção

Acesse a página Gênero e Diversidade Sexual e confira os conteúdos que podem subsidiar a prática pedagógica nas temáticas de gênero e diversidade sexual em busca de transformação da realidade social de preconceito, discriminação e exclusão existente nas escolas.aqui

Apoio Pedagógico

Filmes