Educação em Direitos Humanos
A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo uma aprendizagem que desenvolve o respeito às diferenças, as habilidades socioemocionais e os valores éticos fundamentais para a convivência em sociedade.
Confira o Guia de Orientação destinado às equipes diretivas e pedagógicas dos protocolos de situações de violência intra e extraescolar.
Temáticas
Álcool, Tabaco e outras Drogas
A mediação escolar é um auxílio fundamental para que as crianças e adolescentes consigam discernir entre seus instintos e interesses, para que eles(elas) consigam tomar decisões coerentes.
A escola, ao orientar as crianças e adolescentes para a construção do projeto de vida, acolhe as diferentes juventudes e desenvolve fatores de proteção como valores sociais, de resoluções de problemas, a cooperação, de vínculos positivos com pessoas, a autonomia e a autoestima dos(das) estudantes. Estes valores incidem diretamente sobre os fatores de risco como a insatisfação com a vida, sintomas depressivos, curiosidade, a busca de prazer imediato e a comportamentos mais vulneráveis.
Fortalecer os fatores de proteção por meio da construção e da consolidação de conhecimentos, a escola assume o compromisso com a formação integral dos/das estudantes fazendo com que as crianças e adolescentes tenham menos chance de assumir comportamentos arriscados não só nessa etapa escolar, mas também, ao longo de suas vidas.
Bullying
O que é?
Todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la (intimidação sistemática), causando dor e angústia às pessoas envolvidas, o bullying acontece entre estudantes, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes. (Lei nº 13.185/2015)
Cyberbullying
O que é?
São postagem e envio de mensagens eletrônicas, que incluem textos, fotos ou vídeos, com o objetivo de assediar, ameaçar ou atingir outra pessoa por meio de uma variedade de mídias e plataformas sociais, como redes sociais, salas de bate-papo, blogs, mensagens instantâneas e mensagens de texto.
O que é?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Saúde mental é “(...) um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de desenvolver e apropriar-se de suas capacidades, enfrentar o estresse normal da vida, trabalhar de modo produtivo e frutífero, além de contribuir positivamente para sua comunidade.”
O que é?
A legislação brasileira considera Trabalho Infantil aquele realizado por criança ou adolescente com idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, e o efetuado por adolescente, com menos de 18 anos, que seja considerado perigoso, insalubre, penoso ou prejudicial à moralidade.
O Trabalho Infantil é uma forma de violência, pois acarreta em danos físicos e psicológicos, transforma as crianças e os adolescentes em adultos precoces, podendo submetê-los a situações extremas que afetam seu processo de crescimento e desenvolvimento, expondo-os a ocorrência de doenças e a atrasos na formação escolar e, até mesmo, a sequelas que acabam sendo irreversíveis na vida adulta.
O que é?
Uma série de ações que produzem dano físico ao próprio indivíduo. Compreende as autoagressões, a ideação suicida, a tentativa de suicídio e o suicídio.
Autoagressão/automutilação
O que é?
Autolesão é um termo que se refere a um grupo de agressões provocadas no próprio corpo de forma deliberada, propositalmente, uma prática atual que frequentemente se manifesta na adolescência e na fase de adulto jovem. Existem duas manifestações desse comportamento: autolesão com pretensão final de suicídio e autolesão sem ideação suicida. (Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019)
Ideação suicida
O que é?
Ideação suicida são pensamentos suicidas, referem-se a pensar ou planejar o suicídio. Os pensamentos podem variar desde a criação de um plano detalhado até uma consideração passageira.
O que é?
“Entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não, que compreenda: abuso sexual, (...) exploração sexual e tráfico de pessoas”. (Lei nº 13.431/2017)
10 possíveis sinais de abuso infanto-juvenil
- 1. Mudanças de comportamento;
- 2. Proximidades excessivas;
- 3. Comportamentos infantis repentinos;
- 4. Silêncio predominante;
- 5. Mudanças de hábito súbitas;
- 6. Comportamentos sexuais;
- 7. Traumatismos físicos;
- 8. Enfermidades psicossomáticas;
- 9. Negligência;
- 10. Frequência Escolar.
Informação e Prevenção
Acesse a página Gênero e Diversidade Sexual e confira os conteúdos que podem subsidiar a prática pedagógica nas temáticas de gênero e diversidade sexual em busca de transformação da realidade social de preconceito, discriminação e exclusão existente nas escolas.aqui
Apoio Pedagógico
Anjos do Sol (2006)
Cidade de Deus (2002)
Crianças Invisíveis (2005)
Matilda (1996)
Menina de Barro (2015)
Nunca me sonharam (2017)
O Lenhador (2004)
Preciosa: Uma História de Esperança (2009)
Sobre Meninos e Lobos (2003)
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