Ensino Médio Paranaense - Materiais de Aprofundamento
Ensino Médio Paranaense >> Materiais de Aprofundamento
Neste espaço, encontram-se materiais de aprofundamento que apoiam a compreensão do Ensino Médio, a sua organização curricular e os seus princípios pedagógicos.
- Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. Autor: Marco Antônio Moreira. In: Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Madrid, Espanha, setembro de 2006.
- Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Autor: Marco Antônio Moreira. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, 2011.
- Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Autores: Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz; Renato Vairo Belhot. Revista de Gestão da Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
- Currículo do Ensino Médio: Impactos para a prática docente rumo ao desenvolvimento de competências e habilidades. Autores: Flávia Leal King Baleche; Melissa Maria Stelko Oldakoski; Renan Cesco de Jesus; Vanessa Roberta Massambani Ruthes. Revista de Estudos Vale do Iguaçu. v. 2, n. 40, 2022.
- Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Atores: Sebastião Luís de Oliveira, Adriano Francisco Siqueira e Estaner Claro Romão. Bolema, 34 (67), ago 2020.
- Vamos falar sobre interdisciplinaridade: aspectos direcionados a metodologia de ensino. Autor: Carlos Eduardo Bittencourt Stange. Texto utilizado na Formação sobre Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, realizada de 28 a 30 de janeiro de 2025 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
- Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Autores: Ana Maria Klein; Valéria Amorim Arantes. Educação e Realidade [online], v. 41, n. 1, p. 135-154, 2016.
- Juventude, projetos de vida e ensino médio. Autores: Geraldo Leão; Juarez Tarcísio Dayrell; Juliana Batista dos Reis. Educação e Sociedade [online], vol. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011.
- Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Autores: Ribeiro, L. et al. Technical report, Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019
- Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNESCO. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.


