FormAção pela Escola

Você sabe o que é o Formação pela Escola? Quer conhecer o programa? Então acesse os materiais abaixo.

Logo do Formação pela escola

O que é o FormAção pela Escola?

É um programa que consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Qual é o objetivo do programa?

Fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para quem são destinados os cursos?

Os cursos são voltados para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

Quais são as modalidades de curso ofertadas pelo programa?

O programa Formação pela Escola oferta duas modalidades de cursos.

• Sem tutoria

São cursos autoinstrucionais, ou seja, sem tutor. Os estudantes fazem as atividades de estudo, que não são avaliativas, realizam a atividade final, que é avaliativa e podem obter o certificado.

• Com tutoria

São cursos que têm tutoria para orientar e acompanhar pedagógica e tecnicamente os estudantes, além de auxiliá-los em sua motivação. Os estudantes acessam o material didático, participam de fóruns, realizam as atividades de estudo, a atividade final (avaliativa) e podem obter o certificado.

Quais são as turmas solicitadas pelos tutores para o período de vinculação?

Confira outras informações sobre o programa FPE.

Aqui você encontra materiais para divulgação.

Folder: confira informações sobre o FPE

Banner: acesse as informações sobre o FPE

Aqui, você os sites oficiais referentes ao programa.

Formação pela Escola

Educação Corporativa

Acesse o SIFE AVA e o sistema de cadastro e recuperação de senha.

Cadastro e recuperação de senha: Confira o procedimento

Sife AVA: acesso ao Sistema de Informação do Programa FPE

Aqui você encontra informações sobre como os municípios podem aderir ao programa.

Diretrizes gerais: estrutura e organização do programa

Orientações gerais: adesão ao programa Formação pela Escola no Plano de Ações Articuladas dos estados e municípios

Termo de Adesão

Neste espaço, você encontra os cadernos de estudo de cada um dos módulos ofertados pelo programa FormAção pela Escola.

Módulo: Censo Escolar da Educação Básica - Sistema Educacenso

Módulo: Competências Básicas (CB)

Módulo: Política Pública de Transporte Escolar (PPTE)

Módulo: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)