Educação de Jovens e Adultos - Encceja

Educação de Jovens e Adultos >> Exames de Certificação >> Encceja

O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, oferta anualmente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Este exame possibilita, por meio de uma prova realizada presencialmente, a certificação do Ensino Fundamental Fase II e do Ensino Médio, ou a proficiência nas áreas de conhecimento.

Para obtenção da certificação ou da declaração de proficiência do Encceja, o aluno poderá se dirigir a uma das instituições da rede estadual de ensino credenciadas para realizar a solicitação. Ressaltamos que para isso o aluno deverá indicar no momento da inscrição a Secretaria de Estado de Educação e do Esporte do Paraná como entidade certificadora

Abaixo estão relacionadas por ano de realização da prova, as instituições credenciadas no Estado do Paraná para emissão de certificação ou declaração de proficiência do Encceja.

Confira as instituições certificadoras do Encceja:

2014

Para solicitar a certificação ou declaração de proficiência o aluno deverá levar os seguintes documentos para a instituição de ensino certificadora.

RG (original e cópia);

CPF (original e cópia);

Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);

Boletim com resultado do Encceja (impressão das notas na página do candidato);

Requerimento Encceja;

Histórico das disciplinas cursadas Presencialmente, ou certificadas por outros exames (caso queira aproveitar o resultado de outros exames ou disciplinas cursadas anteriormente na EJA).

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Ministério da Educação:

Acesse: MEC - Encceja

Ligue: 0800 61 61 61

Importante

Ressaltamos que dúvidas referentes ao acesso ao sistema do Encceja, ou relacionadas à inscrição, deverão ser verificadas junto ao INEP/MEC.

Exames de certificação - Legislação