Educação Especial - Transtornos Globais do Desenvolvimento
Na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento está inserido o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V (2014) o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos, ou seja, é uma condição geral permanente, de início precoce, para um conjunto de desordens complexas do cérebro. O termo “espectro” significa que o quadro clínico apresenta níveis de severidade muito distintos, ou seja, é uma condição muito variável de um caso para outro, pessoas com o mesmo diagnóstico médico podem ter manifestações diversas.
Para saber mais, consulte os matérias disponíveis a seguir:
Política de educação especial e o atendimento educacional especializado
Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade: uma análise nas bibliotecas universitárias
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas: o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
A relação do professor com seu aluno psicótico (TGD) em processo de inclusão escolar: a palavra e o ato
Aprendizes com Autismo - Autora: ORRÚ, Silvia Ester. - Editora Vozes
Autismo em Tradução: Uma conversa intercultural sobre condições do espectro autista - Orgs. RIOS, Clarice; FEIN, Elizabeth - Editora: Papéis Selvagens (2019)
Autismo & Informações essenciais para familiares, educadores e profissionais da saúde - Autor: SURIAN, Luca. - Editora: Paulinas
Autismo, Linguagem e Educação - Autora: ORRÚ, Silvia Ester. - Editora: WAK
Crianças de Asperger: As origens do autismo na Viena Nazista - Autora: SHEFFER, Edith. - Editora: Record (2019)
O Cérebro Autista - Autores: GRANDIN, Temple; PANEK, Richard - Editora: Record
Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo - Autora: GOMES, Camila Graciella Santos. - Editora: Appris
Escritos da Criança - Livro 6 - Autora: CORIAT, L. - Centro Lydia Coriat
História da Loucura - Autor: FOUCALT, M. - Editora: Perspectiva
Nascido em Um Dia Azul - Autor: TAMMET, D. - Editora: Intrinseca
O Desenvolvimento do Autismo - Autor: Thomas L. Whitman - Editora: M. Books
O Estranho Caso do Cachorro Morto - Autor: HADDON, M. - Editora: Record
O que me faz Pular - Autora: Naoki Higashida - Editora: Intrínseca
Outra Sintonia - Autor: Caren Zucker - Editora: Companhia das Letras
Saúde Mental na Escola - Org.: ESTANISLAU, Gustavo; BRESSAN, Rodrigo Affonseca. - Editora: Artmed
Um Antropólogo em Marte - Autor: SACKS, O. - Editora: Companhia das Letras
Uma Menina Estranha - Autor: GRANDIN, T.; SCARIANO, M. M.; FLAKSMAN, S. - Editora: Cia das Letras
2016
- Autor: LINO, Solange Souza. Autismo
- Autor: FERNANDES, Adriano Hidalgo. Formação do professor para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede regular de ensino
- Autor: OLIVEIRA, Elinélia Soares de. Formação continuada de professores do ensino regular na perspectiva inclusiva do estudante com Transtorno do Espectro Autista
- Autor: BESSON, Vera Lucia Toniol. Reflexões sobre a inclusão escolar dos alunos com Transtornos do Espectro Autista - TEA
- Autor: SOUZA, Suely Dias Candido de. Um olhar diferenciado sobre os alunos com Síndrome de Asperger
2014
- Autor: ALBUQUERQUE, Eredi Mirta Kruger. O olhar do educador para alunos com risco no desenvolvimento psíquico
Grupo de Trabalho Interdepartamental Transtornos Disruptivos
O Grupo de Trabalho Interdepartamental de políticas educacionais de atendimento aos Transtornos Disruptivos do Controle de Impulsos e da Conduta (TDCIC) foi criado para dar apoio institucional e mobilizar orientações conjuntas às instituições públicas estaduais, com base em análises referentes às condições psíquicas do estudante, às instituições da rede pública estadual.
Na composição do grupo de trabalho há representantes dos departamentos que compõem a Superintendência da Educação (Departamento de Educação Básica, Departamento de Educação Especial, Departamento de Gestão Escolar, Departamento de Educação e Trabalho e Departamento da Diversidade).
- Transtornos Globais do Desenvolvimento Desafios da Política Pública no Atendimento na Área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento no Paraná
- Políticas Educacionais para público alvo da Educação Especial Desafios na Efetivação de Políticas Públicas para Educação Especial: o Trabalho Colaborativo em Foco
- o Fortalecimento das Políticas Públicas para Educação Especial no Paraná - Educere 2015 O Trabalho Colaborativo entre o Professor Especialista e o Professor das Disciplinas
- Texto do Departamento de Educação Especial da Seed Transtornos Globais do Desenvolvimento - Definição
- Construindo olhares, trilhando novos caminhos Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Alteração da nomenclatura: Condutas Típicas para Distúrbios de Comportamento Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Transtornos Globais do Desenvolvimento Transtornos Globais do Desenvolvimento e o Atendimento Educacional Especializado: uma Análise Documental
Procedimentos e encaminhamentos - Unidade 1
Procedimentos e encaminhamentos - Unidade 2
Adam | Título original: Adam | Gênero: Drama | Ano: 2011
A Sombra do Piano | Título original: Under the Piano | Gênero: Drama | Ano: 1996
Farol das Orcas | Título original: El Faro de las Orcas | Gênero: Drama | Ano: 2016
Fly Away | Titulo original: Fly Away | Gênero: Drama | Ano: 2011
Loucos de Amor | Título original: Mozart and the Whale | Gênero: Comédia | Ano: 2005
O Enigma das Cartas | Título original: House of Cards | Gênero: Drama | Ano: 1993
O Menino Selvagem | Título original: L’Enfant Sauvage | Gênero: Drama | Ano: 1969
O solista | Título original: The Soloist | Gênero: Drama | Ano: 2009
Rain Man | Título Original: Rain Man | Gênero: Drama/Comédia | Ano: 1988
Sei que vou te Amar | Título Original: The Back Ballon | Gênero: Drama | Ano: 2008
Temple Grandin | Título original: Temple Grandin | Gênero: Drama | Ano: 2010
Testemunha do Silêncio | Título original: Silent Fall | Gênero: Suspense | Ano: 1994
The Story Luke | Título original: The Story Luke | Gênero: Comédia/Drama | Ano: 2012
Tudo o que eu Quero | Gênero: Drama/Comédia | Ano: 2017
Um Amigo Inesperado | Título Original: After Thomas | Gênero: Drama | Ano: 2006
Um Certo Olhar | Título original: Snow Cake | Gênero: Drama | Ano: 2007
Um Time Especial | Título original: A Mile in His Shoes | Gênero: Drama | Ano: 2011
Uma Viagem Inesperada: Missão Especial | Título Original: Miracle Run | Gênero: Drama | Ano: 2004
Vida Animada | Título original: Life, Animated | Gênero: Documentário/Animação | Ano 2016
Os atendimentos educacionais abaixo relacionados são ofertados, pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná/Departamento de Educação Especial, aos estudantes com Transtornos Globais de Desenvolvimento no Ensino Regular:
- Professor de Apoio Educacional Especializado/PAEE: É um professor especializado que atua no contexto escolar, nos estabelecimentos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos, no turno de matrícula do estudante, como apoio na mediação do processo ensino e aprendizagem (Instrução 001/2016). A Instrução Normativa Nº01/2016 trata dos critérios para a solicitação de Professor de Apoio Educacional Especializado aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista-TEA, com comprovada necessidade, por meio de Estudo de Caso, relacionada à sua condição de funcionalidade para a escolarização e não relacionada à condição de deficiência, ou seja, não é somente o diagnóstico que define a necessidade ou não do atendimento. A frequência do estudante na instituição escolar de ensino não deverá estar vinculada à presença do PAEE, sendo que, esse atendimento não é substitutivo à escolarização ou ainda a frequência na Sala de Recursos Multifuncionais.
- Sala de Recursos Multifuncional: Atendimento Educacional Especializado de apoio complementar, que funciona em período contrário àquele em que o estudante está matriculado, de natureza pedagógica aos estudantes com Deficiência Intelectual, Deficiência Física Neuromotora, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtornos Funcionais Específicos, matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino (Instrução nº. 09/18).
- Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial: É um serviço especializado, que oferta escolarização aos estudantes com deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e múltiplas deficiências que apresentam significativo comprometimento. Estas Escolas dispõem de uma organização diferenciada para atender adequadamente às particularidades de seus estudantes e possibilitar oportunidades efetivas de aprendizagem.
Os estudantes são encaminhados para estes atendimentos após Estudo de Caso onde a sistematização e registro do caso precisa ter uma organização didática da coleta de dados, numa visão processual e dialógica envolvendo procedimentos variados com instrumentos tais como: observação sistemática, entrevistas com o estudante e seus professores, análise de documentos (pareceres médicos, laudo médico psiquiátrico ou neurológico, relatórios de outras instituições escolares) objetivando a identificação das necessidades educacionais no contexto escolar.
Maiores informações através pelo telefone (41) 3340-1767 e-mail shirleys@seed.pr.gov.br
Acesse também:
Nome: Joleandra Munhoz
E-mail: joleandramunhoz@escola.pr.gov.br
Telefone: 3340-5671
Nome: Shirley dos Santos Bortolotto
E-mail: shirleys@seed.pr.gov.br
Telefone: 3340-1767
Orientações para a Elaboração de Estudo de Caso - Deficiência Física Neuromotora Transtornos Globais do Desenvolvimento (2021).
Instrução nº 15/2018 - Seed/Sued - Estabelece critérios para a oferta do Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais e Centro de Atendimento Educacional Especializado para estudantes da Educação Especial e/ou com Atraso Global do Desenvolvimento, matriculados na Educação Infantil das instituições de ensino vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Paraná.
Instrução Normativa nº 09/2018 - Seed/Sued - Estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais, nas áreas da deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e para os estudantes com transtornos funcionais específicos nas instituições de ensino do Sistema Estadual de Ensino.
Instrução Normativa nº 001/2016 - Seed/Sued - Critérios para a solicitação de Professor de Apoio Educacional Especializado aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista.