Educação do Campo Paraná

 

A Educação do Campo é uma política pública no estado do Paraná desde 2010, instituída por meio da Resolução n.º 4783/2010 - GS/Seed e tem como objetivo oferecer Educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais. Dessa forma, trata-se de uma educação voltada para as especificidades desta população, levando-se em conta seu modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e suas tradições.

 

Identidade dos Povos do Campo

 

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (p. 24 e 25),

 

"a identidade dos povos do campo comporta categorias sociais como posseiros, bóias-frias, ribeirinhos, ilhéus, atingidos por barragens, assentados, acampados, arrendatários, pequenos proprietários ou colonos ou sitiantes - dependendo da região do Brasil em que estejam – caboclos dos faxinais, comunidades negras rurais, quilombolas e, também, as etnias indígenas."

 

Escolas do Campo

 

Escolas Municipais do Campo

O Paraná possui, aproximadamente, 800 Escolas Municipais do Campo, sendo que dessas, mais de 400 escolas são multisserias, também espalhadas nos 31 Núcleos Regionais de Educação.

 

Escolas Estaduais do Campo

O estado do Paraná possui mais de 540 Escolas/Colégios Estaduais do Campo, distribuídas em 31 Núcleos Regionais de Educação, que atendem aos mais variados povos do campo: posseiros, boias-frias, ribeirinhos, atingidos por barragens, assentados, arrendatários, etc.). Dentre as especificidades, encontram-se, também, as Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense, Escolas Estaduais do Campo Multianos, Escolas Itinerantes (com suas respectivas Escolas Base) e Colégios de Assentamento da Reforma Agrária do Paraná.

 

Programas

 

Programa Escola da Terra - Paraná

O Programa Escola da Terra é uma ação de formação continuada de educadores do campo, ofertado por meio da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). No Estado do Paraná vem sendo desenvolvido desde 2015 já passaram, sendo que já passaram pela formação 1450 professoras em 80 municípios e 300 escolas.

 

Programa Jovem Agricultor Aprendiz

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - Seed-PR e o Serviço nacional de Aprendizagem Rural - Senar, por meio de Termo de Cooperação Técnica. Tem como objetivo desenvolver ações de complementação e qualificação profissional para jovens residentes no meio rural, matriculados nas escolas estaduais do campo e urbanas, que ofertam o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional.

 

Apoio Pedagógico

 

Licenciaturas

 

 

 

 


Acesse também:

Parceria

Parceria entre a Secretaria do Estado e do Esporte e a Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná - ACAP

A Seed-PR e a ACAP possuem uma parceria formalizada por meio do Termo de Fomento n.º 201900005, visando o atendimento educacional de mais de 700 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais das Escolas Itinerantes, localizadas nas áreas de acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná, em consonância com as políticas educacionais adotadas pela Seed-PR.