Três professoras da rede estadual são finalistas do Prêmio Educador Transformador 2023 09/05/2023 - 15:57

Evidenciando que os professores do Paraná estão no topo, três educadoras da rede estadual estão entre os 70 finalistas do Prêmio Educador Transformador 2023, cujo resultado será divulgado nesta quarta-feira (10). O concurso, fruto da união entre Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae, tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais por meio de projetos educacionais de impacto que tenham sido desenvolvidos a partir de iniciativas dos próprios educadores na comunidade escolar.

A competição reúne profissionais da educação das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, cujos projetos são enquadrados dentro de sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior. O concurso premia sete vencedores e 70 finalistas com bolsas de estudos, viagens e entradas em eventos pedagógicos.

Entre os finalistas da região Sul, na categoria “Educação Profissional", está a professora Maria Carolina Alves, do Centro Estadual de Educação Profissional Prof. Maria Lydia Cescato Bomtempo (CEEP  Assaí), no município de Assaí, região norte do estado. A educadora concorre ao prêmio com o projeto “Praça CEEP”, realizado pelos alunos do curso técnico de Edificações.

“O projeto nasce da necessidade de incentivar os alunos com atividades práticas, nas quais eles possam vivenciar o mercado de trabalho”, destacou. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Assaí, o projeto saiu do papel e hoje os alunos estão “colocando a mão na massa” e ajudando na construção do espaço para usufruto público.

A professora afirma que se emocionou quando soube que estava entre os finalistas. “É maravilhoso ver o envolvimento dos alunos e saber que contribuímos para a construção do senso de cidadania e favorecimento da população do município. Vejo que estamos no caminho certo”, disse.

“Resiliência na busca por cidades mais sustentáveis”, projeto da professora Sarita Maria Pieroli, produzido por alunas na aula de Empreendedorismo Social, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, de Londrina, é finalista na categoria Ensino Fundamental.

Outro trabalho concorrente é o da professora Maria Aldinete de Almeida Reinaldi, do Colégio Estadual Castro Alves, em Cornélio Procópio, no norte do estado. A educadora é responsável pelo projeto “Feira de Empreendedorismo e Marketing", dos alunos do curso de técnico de Administração.

PARTICIPANTES  Participaram do concurso professores brasileiros de escolas públicas ou privadas, que implementaram projetos educacionais transformadores em sala. Para mais informações sobre o concurso, como inscrição e regulamento, basta acessar o site oficial.

PREMIAÇÃO – Todos os finalistas recebem um certificado e um pacote completo com passagens aéreas, hospedagem, alimentação (voucher) e traslados para participação na edição 2023 do Congresso de Educação Bett Brasil, evento com duração de quatro dias que acontece em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de maio.

Os sete vencedores nacionais recebem uma bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e mais cinco bolsas integrais para as respectivas instituições nas quais atuam. Além disso, os vencedores são convidados para participar de uma missão técnica custeada pelo Sebrae, em data e destino a definir, sendo homenageados também com troféu e certificado de Destaque Nacional no Prêmio Educador Transformador.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 09/05/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.