PSS para professores da rede estadual já ultrapassa 30 mil inscritos 27/06/2022 - 10:57

Mais de 30 mil pessoas já se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de cerca de 20 mil professores e professores pedagogos temporários. Os aprovados vão dar aulas no Ensino Básico e no Ensino Profissional da rede estadual no ano que vem. As inscrições acontecem até as 16 horas do dia 07 de julho no site do Instituto Consulpan, responsável pelo processo de seleção.

O Governo do Estado vai contratar esses professores no decorrer do ano de 2023 para atuar nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica e em 12 eixos tecnológicos da Educação Profissional. Todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) possuem vagas.

Desde o início de 2022, com o reajuste, a remuneração base dos docentes paranaenses é de R$ 5.545,86 (incluindo gratificação e vale-transporte) para 40 horas semanais. Mais informações sobre os requisitos necessários para a inscrição no processo seletivo podem ser consultadas neste link.

Inscrições ― O candidato pode fazer até duas inscrições, na mesma modalidade de ensino ou na modalidade de Ensino Básico e de Ensino Profissional. É possível se inscrever em apenas um dos 32 Núcleos Regionais de Educação, com opção por até dois municípios do núcleo (ou área, no caso da Educação Profissional). No NRE Curitiba, setorizado por bairros, o candidato poderá realizar a inscrição em até dois setores.

A taxa de inscrição é de R$ 40 para candidatos que fizeram apenas uma inscrição e R$60 para aqueles que fizeram duas. As taxas devem ser pagas até a data de vencimento registrada no boleto bancário.

Etapas da seleção ― A seleção dos profissionais será composta por prova objetiva, prova de títulos e prova prática, todas de caráter classificatório – também valerá na pontuação total o tempo de serviço. As vagas são de até 40 horas semanais para professor e de 20 horas ou 40 horas semanais para professor pedagogo.

A divulgação da relação provisória das inscrições será no dia 08 de agosto e a consulta dos locais e orientações sobre a prova objetiva no dia 15 do mesmo mês, no site do Instituto Consulplan. As provas, para a(s) disciplina(s)/área(s) escolhida(s), serão aplicadas simultaneamente nos municípios-sede dos NREs no dia 21 de agosto, com a divulgação dos gabaritos oficiais preliminares no dia seguinte. Os resultados do PSS, provisório e final, serão divulgados em setembro e outubro, respectivamente.

Prova prática e envio do vídeo ― Nova neste ano, a prova prática terá duas etapas: a elaboração de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrição, e um vídeo de 8 a 10 minutos.

A avaliação do vídeo possui critérios próprios para as vagas de professor da Educação Especial, professor pedagogo e professor das demais áreas.

O vídeo para os candidatos à vaga na Educação Básica e Profissional deve retratar a aplicação de forma prática e clara do Plano de Aula, simulando uma aula com os estudantes. No vídeo para a vaga de professor pedagogo, o candidato deve mostrar como irá implementar as ações elencadas e a importância do plano de ação escolhido.

Para os candidatos à vaga da Educação Especial, o vídeo deve explicar sobre um conjunto de ações pedagógicas organizadas e de recursos de acessibilidade para a garantia de acesso ao currículo do ano/série de matrícula do estudante.

Candidatos que se inscreveram para as vagas de professor da Educação Especial e outra para professor pedagogo devem enviar apenas um vídeo. Os candidatos que possuem uma inscrição para professor da Educação Especial ou professor pedagogo e uma inscrição para professor de demais disciplinas devem enviar dois vídeos, de acordo com os critérios do edital. Se a pessoa possui duas inscrições para professor em diferentes áreas de conhecimento, é necessário enviar apenas um vídeo. A avaliação desses vídeos será feita por no mínimo dois profissionais do Instituto Consulplan.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 24/06/2022. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.