Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva completa 120 anos 11/10/2023 - 09:45

A celebração do 120º aniversário do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, situado no bairro Rebouças, em Curitiba, foi marcada por um dia inteiro de festividades, nesta terça-feira (10). A escola, reconhecida como uma das mais tradicionais na rede estadual de ensino, foi palco de uma programação especial que envolveu toda a comunidade escolar, composta por estudantes e professores.

Durante o evento, os alunos e servidores conduziram os convidados (incluindo ex-alunos e colaboradores antigos) numa visita guiada pela escola. Durante o percurso, foram apresentados detalhes históricos e a importância significativa da instituição para o cenário educacional do Paraná ao longo dos anos.

“A escola está entre as mais antigas do Paraná e destacou-se historicamente por ser um dos primeiros colégios do Brasil a oferecer a modalidade de ensino denominada ‘grupo escolar’: espaços de educação continuada simultaneamente ao de formação de professores”, explica o diretor, Iverson Kovalski.

Transformadas em galerias temporárias, as salas de aula serviram de espaço para exibição de trabalhos, pesquisas e obras artísticas que retratam a rica história da escola. Destaque para um memorial em mosaico, elaborado por uma ex-professora como forma de homenagem à instituição.

Outra atividade que marcou a comemoração foi a "cápsula do tempo", na qual cartas escritas por alunos e colaboradores, juntamente com fotos e materiais em vídeo, foram reunidos. "A caixa será mantida na biblioteca da escola pela próxima década. A ideia é reunir os participantes novamente, daqui a dez anos, para abrir a cápsula e recuperar memórias especiais. Sinto-me realizado por fazer parte dessa história e pela oportunidade de contribuir com o reconhecimento merecido", destacou o diretor

A exibição de um documentário produzido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) em homenagem à instituição e a inauguração de uma nova galeria com registros dos 120 anos de história do colégio também estiveram entre os pontos altos da festa.

Sílvia de Oliveira Pereira, de 73 anos , foi aluna do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva na década de 50. Emocionada, ela relembrou seus tempos de estudante: "Fui aluna do 1°ao 5° ano e, hoje, quem senta nestas mesmas carteiras é meu neto, que está matriculado na 3ª série do ensino médio. Para mim, é uma alegria celebrar os 120 anos tão significativos da escola e o que a instituição representa para a educação do Paraná e da minha própria família", afirma.

O evento contou ainda com atrações culturais desenvolvidas pela comunidade escolar, seguidas pela distribuição de um "bolo de aniversário gigante" aos alunos e convidados.

"O Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva é um exemplo brilhante da tradição de excelência educacional do Paraná. Estamos felizes por celebrar 120 anos desta instituição, que foi espelho para o todo o Brasil desde sua fundação e continua a desempenhar um papel crucial na formação acadêmica e cultural de tantas gerações", afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

Sobre o colégio - Atendendo 650 alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e do ensino médio, o Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva oferece curso técnico na área de desenvolvimento de sistemas. A escola também conta com classes especiais no contraturno escolar, com destaque para treinamento esportivo e xadrez, com tradição de mais de duas décadas e destaque dos alunos em competições regionais e nacionais.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 10/10/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.