Censo Escolar: Paraná é líder do ranking nacional em oferta de computadores e conectividade 13/02/2023 - 09:39

O Paraná é o estado brasileiro que oferece a maior quantidade de computadores por aluno entre todas as redes de ensino estaduais do Brasil. É o que apontam os dados da primeira etapa do Censo Escolar 2022, divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o levantamento, o Paraná conta com computadores e/ou notebooks em 99,4% das instituições da rede estadual de ensino, numa distribuição equivalente a um computador para cada seis alunos da rede estadual, aproximadamente. Em seguida ficam os estados de Mato Grosso do Sul (cobertura em 98,6% das escolas) e Ceará (98%).

Outro destaque da pesquisa é a oferta de conectividade nas escolas. Neste quesito, a rede estadual do Paraná ocupa o primeiro lugar nacional em oferta de Internet entre as redes públicas estaduais. Tal indicativo mostra que todas as 2.109 escolas da rede estadual de ensino do Paraná estão conectadas à internet.

Consequência dos investimentos feitos em tecnologia nos últimos anos, o resultado é fruto dos esforços do Governo do Estado na integração cada vez maior dos recursos multimídia à educação tradicional, garantindo um ensino multidisciplinar, atualizado e cada vez mais dinâmico. Somente entre 2019 e 2022, por exemplo, foram adquiridos e distribuídos 35,7 mil notebooks destinados à rede de ensino estadual: número 62% maior comparado ao do período compreendido entre os anos de 2014 e 2018 (quando 22 mil equipamentos foram entregues).

Para 2023, o objetivo é manter o Paraná no topo dos estados que mais investem em infraestrutura tecnológica. Para se ter ideia, nos dois primeiros meses deste ano, 77.300 equipamentos de informática foram adquiridos e serão entregues às escolas da rede estadual nos próximos meses. São novos computadores e notebooks, além de kits de robótica, que somam um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões por parte do Governo do Estado.

Para o secretário da Educação, Roni Miranda, os recursos tecnológicos conquistaram posição essencial na educação, sendo - hoje - aliados importantes dos professores em sala. “O uso da tecnologia é fundamental para o processo de modernização que a educação pública do Paraná tem lutado para promover. Por meio do uso destes recursos - em complemento à educação tradicional - é possível vislumbrar uma formação cada vez mais forte para os alunos do nosso estado", destaca.

As plataformas pedagógicas digitais desenvolvidas pelo Governo do Estado também são essenciais para o desenvolvimento de atividades e fixação dos conteúdos em sala. "Somente em 2022 foram quase 20 milhões de atividades realizadas entre a escrita de redações com inteligência artificial, inglês com exercícios práticos por aplicativo e resolução de problemas matemáticos por meio de jogos lúdicos. A expectativa é de que os números sejam ainda maiores neste ano com a disponibilidade dos novos equipamentos", reforça Miranda.

ROBÓTICA AMPLIADA – Os 18.320 notebooks que fazem parte do pacote entregue serão utilizados prioritariamente nas aulas de robótica, que passaram por uma ampliação expressiva em relação a 2022. Junto deles, será distribuída a mesma quantidade (18.300) de kits de robótica, que são compostos por um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, uma plataforma que trabalha com protótipos eletrônicos de fácil manejo, ideal para o aprendizado.

Confira os resultados do Censo Escolar.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 10/02/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.