Plataformas Educacionais - Redação Paraná - Perguntas frequentes

Plataformas Educacionais >> Redação Paraná >> Perguntas frequentes

01. O que é o Redação Paraná?

O Redação Paraná é uma ferramenta digital usada para ajudar no ensino e aprendizado de produção textual.

02. O que a AI (Inteligência Artificial) faz?

A AI (Inteligência Artificial) é responsável pela correção ortográfica e gramatical da redação realizada, também pode ser chamada de “Correção Automática”.

03. O que é rubrica?

A rubrica é um instrumento de avaliação construída com base nos critérios específicos/objetivos do gênero textual/discursivo que se deseja avaliar.

04. Quanto vale a correção automática?

A correção automática tem um valor de até 40 pontos.

05. Quanto vale a correção realizada pelo professor?

A correção realizada pelo professor pode valer até 60 pontos.

06. A Plataforma Redação Paraná substitui/dispensa o trabalho do professor?

Não. A Plataforma Redação Paraná é um recurso pedagógico disponível para os professores de Língua Portuguesa e estudantes do Estado do Paraná.

07. O que significa as cores/legendas identificadas na correção automática?

Há na Plataforma quatro legendas: “Ortografia”,  “Semântica”, “Sintaxe” e “Outros”, essas categorias englobam grande parte das regras da norma-padrão da língua portuguesa.

08. Qual a relação existente entre a Plataforma Redação Paraná e o Rco?

A Plataforma Redação Paraná está diretamente vinculada ao Rco (Material de apoio ofertado aos professores(as) da Rede Estadual de Educação do Paraná) porque em todas as aulas de produção textual escrita há um direcionamento para o uso da Plataforma. Além disso, grande parte dos gêneros e  temas disponibilizados na Plataforma são abordados no Rco.

09. De que forma o Redação Paraná pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes?

Enquanto uma ferramenta de produção textual, parte-se do princípio que a Plataforma Redação Paraná oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências previstas tanto no Currículo do Estado do Paraná, quanto na Base Nacional Comum Curricular provendo o desenvolvimento global do estudante.

10. Como a plataforma Redação Paraná pode contribuir com o trabalho do professor?

A Plataforma Redação Paraná permite uma otimização do trabalho do professor.

11. Quais são as etapas de uma Redação até ela ser concluída?

Até uma redação ser considerada como “Concluída” há etapas a serem cumpridas: o professor precisa propor a redação aos estudantes, depois da redação produzida pelo estudante ele precisa submeter o texto à correção automática. A  partir desse momento a redação é enviada ao professor para realizar a correção da parte subjetiva e, somente após a correção do professor é que a redação é concluída.

12. Como o BI da plataforma Redação Paraná é calculado?

O BI do Redação Paraná é calculado considerando o número de matrículas ativas, dividido pelo número de redações concluídas (devolvidas para reescrita + concluídas) e dividido pelo número de semanas selecionadas.

13. Quem tem acesso à Plataforma?

Todos os professores e professoras do Estado do Paraná supridos no Componente Curricular de Língua Portuguesa e da Unidade Curricular de Redação e Leitura têm acesso à Plataforma, além dos estudantes devidamente matriculados.

14. A Plataforma Redação Paraná está interligada com o Lrco?

Não, atualmente os sistemas da Plataforma e do Lrco não estão interligados.

15. Como são escolhidos os gêneros e temas disponíveis no Redação Paraná?

Os temas e os gêneros presentes na Plataforma foram cuidadosamente selecionados considerando o Currículo da Rede Estadual do Paraná.

16. O que significa “Propor Redação”?

Essa é a primeira etapa a ser realizada pelo professor para que o aluno receba a atividade da redação. Ou seja, o professor precisa clicar no botão “Propor Redação” e selecionar a proposta de redação que ele quer atribuir ao estudante.

17. O que são “Temas da Plataforma”?

Na aba “Temas da Plataforma” estão disponíveis todos os assuntos sobre os quais os estudantes podem escrever suas redações.

18. O que significa “Usar meus temas”?

Na aba  “Usar meus temas” o professor pode reutilizar as propostas autorais que ele já criou/ usou em outros momentos.

19. O que significa “Criar meus temas”?

Ao utilizar a aba “Criar meus temas” o professor pode elaborar propostas de redação autorais.

20. O que significa “Editar meus temas”?

Ao utilizar a aba “Editar meus temas” o professor pode realizar uma atualização nas propostas autorais de redação anteriormente criadas por ele.

21. O número mínimo e máximo de palavras pode ser editado?

Sim, o professor ao propor uma redação pode editar tanto o número mínimo quanto o número máximo de palavras.

22. Posso editar o comando de uma redação já existente na Plataforma?

Sim, mesmo quando o professor opta por utilizar uma proposta de redação já existe na Plataforma ele consegue editar o comando da atividade.

23. Qual o programa utilizado para a correção automática?

A ferramenta utilizada é o Language Tool.

24. O que é texto de apoio?

Os textos de apoio ou textos motivadores são aqueles que aparecem na proposta de redação, eles são importantes por diversas razões: além de servir como inspiração, ajudam a definir sob que perspectiva o tema deve ser abordado.

25. O professor pode alterar a nota atribuída pela correção automática?

Sim, o professor tem total autonomia para realizar ajustes na nota atribuída pela AI.

26. Como faço para ter acesso à Plataforma Redação Paraná?

O acesso à Plataforma Redação Paraná ocorre por meio do uso do @escola.