Plataformas Educacionais - Matemática Paraná: Matific - Perguntas frequentes

01. O que é a Matific?

É uma plataforma de jogos interativos projetados para apoiar o ensino e a aprendizagem da Matemática.

02. Como os professores e os alunos de 6º, 7º ano acessam a plataforma?

Os professores têm seu acesso exclusivo pelo navegador e pelo botão “Acesse com o Paraná”. O estudante pode além do navegador, fazer uso do aplicativo no celular, sendo, que é necessário utilizar o botão “Acesse com o Paraná”. Ambos precisam estar logados no @escola. Para o estudante, incentivamos o uso da navegação anônima.

03. O professor precisa criar a turma?

Não. As turmas para o professor aparecem de forma automática, após os estudantes realizarem o primeiro acesso.

04. Qual a indicação (meta) de uso da plataforma?

O uso da plataforma deverá ser semanalmente, em que o estudante realizará todas as atividades recomendadas pelo professor, no horário da aula.

05. O professor substituto não cadastrado no RH SEED tem suas atividades registradas no BI?

Não. O acesso é via API, se o professor estiver suprido no RH SEED.

06. Como os professores da SRM acessam a plataforma?

Ao utilizar a plataforma com sua turma de SRM, o professor irá acessar com sua conta google (@escola) e deve utilizar o botão "Acesse com o Google".

07. O professor da SRM precisa criar a turma?

Sim. Necessário que o professor crie uma turma e passe o código para que o estudante da SRM possa navegar e fazer as atividades da plataforma.

08. Como os alunos da SRM realizam seu login?

Os estudantes utilizam o botão “Acesse com o Google”, pois se entrarem pelo “Acesse com o Paraná” e for estudante do 6º ou do 7º ano irá acessar as atividades atribuídas pelo seu professor de Matemática.

09. Como atribuir atividades para um aluno apenas?

Ao encontrar a atividade desejada, o professor filtra o nome do estudante que deseja atribuir. Após clicar em “atribuir”, apenas o estudante selecionado receberá aquela atividade.

10. Há diferença entre relatório de desempenho e relatório de progresso de trabalho?

Sim. Em relatório do Progresso do Trabalho, o professor consegue ver o andamento das atividades que estão atribuídas atualmente para a sua turma.

O Relatório de Desempenho é mais detalhado e completo, pois o professor tem acesso a todos os dados mesmo depois que as atividades foram desatribuídas da trilha do estudante.

11. Como exportar a planilha de acessos?

Em todas as abas de relatórios, há o ícone “Exportar” no canto superior direito da tela. O professor apenas clica e o relatório é baixado em Excel.

12. O que é o erro de fornecimento que aparece ao logar com o “Acesse com o Paraná”?

Significa que o professor ou o estudante está sem acesso à plataforma, isso pode ocorrer por problemas de suprimento (professor novo), matrícula nova na rede (estudante), falta de reconhecimento do e-mail do estudante e/ou do professor, sendo necessário aguardar a atualização desse cadastro. Nessas situações o erro pode ser reportado para o suporte da plataforma, pelo e-mail support@matific.com.