Ensino Médio Paranaense - Glossário

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Considerando a atualização das Diretrizes Curriculares Complementares para o Ensino Médio do Paraná e a revisão do Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná, apresentamos a seguir alguns elementos conceituais presentes no Glossário da Deliberação CEE/PR n.º 03/2025,  relativos aos documentos atuais orientadores para a implementação das mudanças previstas para esta etapa de ensino.

 

Forma de organizar e compreender o conhecimento de maneira holística, contextualizada e significativa, promovendo a integração entre diferentes áreas, componentes curriculares e conceitos. Busca oferecer uma visão mais complexa e crítica da realidade por meio do processo de ensino e aprendizagem.

Organização que integra componentes curriculares com afinidade de matrizes epistemológicas e de métodos de produção do conhecimento, organizando pedagogicamente a integração de saberes, favorecendo uma visão interdisciplinar e contextualizada do processo de ensino e aprendizagem.

Serviço ofertado na rede regular de ensino, de caráter pedagógico, baseado na perspectiva da educação inclusiva, que objetiva a eliminação de barreiras à escolarização e à aprendizagem, o acesso ao currículo escolar e o pleno
desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial.

Referencial que subsidia o planejamento dos cursos e suas correspondentes qualificações profissionais e especializações técnicas de nível médio.

Definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas na vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Expressam, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada área do conhecimento.

Elementos constituintes do currículo de um curso, formados a partir de diferentes áreas do conhecimento. Possuem competências e habilidades específicas que são articuladas por meio de objetos do conhecimento e estratégias pedagógicas.

Estratégia de organização dos processos de ensino e aprendizagem que promove o reconhecimento e a explicitação das conexões e interfaces entre os conhecimentos e saberes selecionados para o trabalho pedagógico da escola e as múltiplas realidades socioculturais nas quais os sujeitos da ação educativa estão inseridos.

Proposta formativa e reguladora da ação educativa que engloba a seleção de conhecimentos e práticas escolares, a qual visa a aprendizagem por meio do desenvolvimento progressivo de competências e habilidades que, articuladas com saberes, valores e atitudes dos estudantes, contribuem para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e socioemocionais, visando à formação integral do sujeito.

Modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, para estudantes surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos.

Modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nas etapas de ensinos Fundamental e Médio na idade própria, constituindo-se como instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.

 

Uso de tecnologias e recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem que visam promover e criar experiências educacionais mais eficazes. Enfatiza o papel dos recursos digitais como aliados para a inovação pedagógica, a personalização da aprendizagem e a conexão entre escola, trabalho e sociedade.

Deve garantir e promover o acesso, a permanência e o sucesso no processo de ensino e aprendizagem, com qualidade para todos os estudantes, reconhecendo e valorizando a diversidade — independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra característica – e promovendo práticas pedagógicas que respondam às necessidades e potencialidades de cada um, com equidade e excelência.

Princípio integrador e articulador das concepções de ser humano, escola, currículo, ensino e aprendizagem, sociedade e diferentes etapas da Educação Básica. Possibilita a superação da fragmentação dos conhecimentos e vincula-os às práticas sociais e à vida cotidiana.

Modelo de gestão integrada, que implica na busca de estratégias, por meio de um currículo diferenciado, inclusivo e sustentável, ambientes compatíveis e articulados com a proposição, programa de formação profissional e momentos permeados por diferentes formas de avaliação. É o processo educativo pelo qual as ações pedagógicas visam ao desenvolvimento da formação humana integral, considerando o estudante sob uma dimensão de integralidade para atender os aspectos cognitivos, político-sociais, ético-culturais e socioemocionais.

Prática pedagógica que permite a realização de aulas a partir de um local de transmissão para salas localizadas em qualquer lugar do país e seus pressupostos são aula ao vivo e presença de professores, atuando como mediadores da aprendizagem e do desenvolvimento dos educandos tanto em sala de aula que recebe a transmissão quanto no estúdio que oferece a
transmissão.

Oferta curricular obrigatória, na qual um conjunto de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, expressos na BNCC na forma de competências e habilidades, são assegurados a todos os estudantes por meio de áreas do conhecimento e dos respectivos componentes curriculares.

Desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes que promovem a autonomia dos estudantes nas relações de ensino e aprendizagem a fim de propiciar a busca de soluções para desafios e problemas reais em diferentes contextos.

Aprendizagens essenciais que os estudantes precisam desenvolver para atingir as competências. É a capacidade, a proficiência ou a destreza para desempenhar ações práticas, aplicando o conhecimento – é o saber fazer.

Constitui-se em estratégia de organização do currículo em áreas do conhecimento, a fim de dialogar com todos os elementos previstos na proposta pedagógica, numa perspectiva não linear da formação integral do estudante, contemplando seu projeto de vida e sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. Engloba práticas colaborativas, conhecimento em rede, integração dos saberes, contextualização, ratificando a interrelação entre os componentes curriculares.

Compreendido como algoritmos baseados em sistemas computacionais, para um determinado conjunto de objetivos definidos pelo ser humano, como fazer previsões, recomendações ou tomar decisões que influenciam ambientes reais ou virtuais.

 

Integração entre os conhecimentos de dois ou mais componentes curriculares ou áreas que permite uma visão mais ampla sobre os saberes e a realidade.

Percurso educacional que possibilita a formação profissional dos estudantes, visando o aprofundamento de seus conhecimentos em áreas específicas, como tecnologia e inovação, por meio de cursos técnicos ou de qualificação profissional.

Percurso educacional que possibilita aos estudantes o aprofundamento de suas aprendizagens e de seu desenvolvimento, organizado em uma ou em mais áreas do conhecimento. Deve ser ofertado por meio de projetos integradores, numa perspectiva interdisciplinar.

É o conjunto de aprendizagens que se relacionam a exigências e características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos estudantes e se articula com os Itinerários Formativos.

Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática por meio do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento.

Constitui-se como eixo articulador do currículo, integrando a FGB, os Itinerários Formativos e a Educação Técnica e Profissional ao longo de todo o Ensino Médio. Como estratégia curricular, numa abordagem transversal, deve perpassar os diversos componentes curriculares e áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, o Projeto de Vida também pode ser incorporado ao currículo como componente curricular. Contribui para a reflexão do estudante sobre sua trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e
profissional, possibilitando dar sentido à sua existência, tomar decisões e planejar o futuro, com autonomia e responsabilidade.

Forma de organização pedagógica que integra dois ou mais componentes curriculares da mesma ou de diferentes áreas do conhecimento, visando mobilizar o pensamento crítico, as relações entre a realidade local, nacional e global, na busca de soluções para situações complexas do cotidiano.

Participação ativa do estudante como ator principal no processo de aprendizagem, nas escolhas e ações que dizem respeito à sua vida pessoal e comunitária, incluindo seu engajamento na busca de soluções para problemas complexos do cotidiano.

Forma de oferta da Educação Profissional e Técnica de nível médio que permite aos estudantes certificações intermediárias, em ocupações reconhecidas pelo mercado de trabalho, condicionadas ao desenvolvimento de parte dos saberes e competências profissionais de uma habilitação técnica.

Produto da ciência e da engenharia envolvendo um conjunto de instrumentos, técnicas e métodos que visam resolver problemas. É a aplicação prática do conhecimento científico.