Gênero e Diversidade Sexual - Legislação

A seguir, legislações referentes à Gênero e Diversidade Sexual.

Lei

• Lei n.º 13.185/2015 - Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).
  • Lei n.º 16.454/2010 - Institui o Dia Estadual de Combate a Homofobia, a ser promovido, anualmente, no dia 17 de maio.
  • Lei n.º 11.734/1997 - Torna obrigatória a veiculação de programas de informação e prevenção da AIDS para os alunos de primeiro e segundo graus, no Estado do Paraná.
  • Lei n.º 11.733/1997 - Autoriza o Poder Executivo a implantar campanhas sobre Educação Sexual, a serem veiculadas nos estabelecimentos de ensino estadual de 1º e 2º Graus do Estado do Paraná.
  • Lei n.º 8.069/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Decreto

• Decreto n.º 8.727/2016 - Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Parecer

Resolução

• Resolução n.º 1/2018 - Define o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.
  • Resolução n.º 12/2015 - Estabelece parâmetros para a garantia das condições de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais - e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais - nos sistemas e instituições de ensino, formulando orientações quanto ao reconhecimento institucional da identidade de gênero e sua operacionalização.
  • Resolução n.°16/2009 - CD/FNDE (Anexo I) - Manual do Projeto Educação para Promoção do Reconhecimento da Diversidade Sexual e Enfrentamento ao sexismo e a homofobia para obtenção de apoio financeiro por meio do FNDE.

Instrução

Recomendação

• Recomendação n.º 48/2021 - Recomenda ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, ao Ministério da Educação, às Secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, às Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal, ao Conselho Nacional do Ministério Público, ao Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais e aos Conselhos estaduais e distrital de Direitos Humanos e LGBT ações que contribuam com o enfrentamento às violações de direitos humanos da população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos).
  • Recomendação n.º 01/2021 (Publicado no DIOE nº 11010, de 31/08/2021): Dispõe sobre a participação de pessoas trans nos esportes de acordo com sua identidade de gênero.

Declaração

Princípio