Formadores em Ação - Saiba Mais

 

O Grupo de Estudos (GE) Formadores em Ação surgiu de uma necessidade de formação continuada em serviço. Os professores e as professoras da rede pública estadual de ensino demandavam por uma formação que, primeiramente, atendesse à intrumentalização dos docentes para uso das metodologias ativas e recursos tecnológicos voltados para o ensino remoto.

 

O GE teve sua composição em maio de 2020. No mês de julho foram abertas as inscrições para professor formador e professor cursista nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Ciências. Em novembro do mesmo ano, foram contempladas as disciplinas de História, Geografia e Química.

Ainda em 2020, foi criada a Célula de Acompanhamento e Feedback Formativo (CAFF). A CAFF tem como objetivo desenvolver o acompanhamento contínuo dos professores formadores, visando sempre a qualidade e integralidade da formação continuada.

Em 2021, o Formadores em Ação abriu a oportunidade para todos os docentes da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, atuantes nas 13 disciplinas da Educação Básica, bem como para os pedagogos e pedagogas.

O GE também promoveu a inclusão, como cursista, de todos os professores da rede pública de ensino, abraçando a Educação Profissional, a Educação Especial, os diretores/diretores auxiliares, os técnicos dos NREs e SEED, intérprete de LIBRAS, isto é, todos vinculados à SEED na função de professor.

 

Contribuir para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes do estado do Paraná.

 

Proporcionar aos docentes do estado do Paraná formação continuada, envolvendo tecnologias, metodologias ativas integradas ao currículo.

 

Trabalho colaborativo entre os cursistas, processo de tutoria, feedback contínuo, explorar a realidade escolar de cada participante, valorizar o saber docente.

 

Imagem do organograma grupo de estudos