Estudo e Planejamento - 2º Semestre 2019

Estudo e planejamento >> 2º Semestre 2019

Tivemos muitas vitórias no primeiro semestre letivo e agora iniciamos o segundo. Com ele, novos anseios, expectativas e projetos. Agora é o momento de nos prepararmos para receber nossos estudantes. Por isso, sabemos da importância de refletir sobre nossas escolhas e planejar ações que possam contribuir para o avanço e superação dos desafios enfrentados no primeiro semestre.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação e Esporte realiza, no período de 25 a 26 de julho os dias de Estudo e Planejamento – 2019 - nas Instituições de Ensino da Rede Pública Estadual de Ensino e Escolas Especializadas. Essa formação destina-se a todos os Profissionais da Educação: Equipe Diretiva, Equipe Pedagógica, Professores e Agentes Educacionais.

Orientações:

Para acessar os materiais da Semana Pedagógica em seu dispositivo móvel (smarphones e tablets, exceto o Tablet Educacional distribuído pelo MEC), sugerimos a utilização do aplicativo Adobe Reader. Para instalá-lo, selecione o link correspondente ao sistema operacional do seu smartphone ou tablet.

Acesse os materiais:

Ensino Regular e EJA + Agentes Educacionais

Os professores das Escolas Regulares e EJA permanecem juntos nos dois dias de Estudo e Planejamento, sendo que em algumas reflexões os professores da EJA terão um direcionamento específico.

Os Agentes Educacionais I e II no primeiro dia desenvolverão seus estudos em conjunto com os professores e no segundo dia separam-se para realizarem estudos específicos.

Momento 1 - Materiais para Professores e Agentes Educacionais I e II

Documentos Complementares

Momento 2 - Materiais para Professores e Agentes Educacionais I e II

Momento 1 - Materiais para Professores

Momento 2 - Materiais para Professores

Ensino Profissional + Agentes Educacionais

Ensino Médio Integrado e Formação de Docentes:

Dia 1 - Momento 1: Os professores das disciplinas do Ensino Regular, disciplinas Técnicas, Formação de Docentes e Agentes Educacionais I e II permanecem juntos nos estudos.

Dia 1 - Momento 2: A equipe se divide: um grupo com os professores das disciplinas do Ensino Regular, Formação de Docentes e Agentes Educacionais I e II e outro grupo fica com os professores das disciplinas Técnicas.

Dia 2 - Momento 1: Os professores das disciplinas do Ensino Regular, Formação de Docentes e das disciplinas Técnicas permanecem juntos nos estudos. Os Agentes Educacionais I e II permanecem separados durante todo o dia.

Dia 2 - Momento 2: A equipe se divide: um grupo com os professores das disciplinas do Ensino Regular e Formação de Docentes e outro grupo com os professores das disciplinas Técnicas.

Curso Subsequente:

Um material próprio para esta forma de oferta foi desenvolvido, ficando seus professores separados dos demais nos dois dias de estudo.

Se a escola ofertar o Ensino Regular e a Educação Profissional - Integrado e/ou Subsequente é importante que a equipe gestora se organize para atender os professores separadamente, sendo que o primeiro deve seguir o roteiro de trabalho das escolas Regulares e o segundo o roteiro da Educação Profissional (Ensino Médio Integrado/Curso Subsequente).

Ensino Médio Integrado

1º Dia - 25/07

Momento 1 - Materiais para Professores das disciplinas Regulares, Formação de Docentes, Professores das disciplinas Técnicas e Agentes Educacionais I e II

Documentos Complementares

Momento 2 - Materiais para Professores das disciplinas Regulares, Formação de Docentes e Agentes Educacionais I e II

Materiais para Professores das Disciplinas Técnicas

2º Dia - 26/07

Momento 1 - Materiais para Professores das disciplinas Regulares, Formação de Docentes, Professores das Disciplinas Técnicas

Momento 2 - Materiais para Professores das disciplinas Regulares e Formação de Docentes

Materiais para Professores das Disciplinas Técnicas

Curso Subsequente

Momento 1 - Materiais para Professores do Subsequente

Momento 2

Momento 1 e 2

Escolas Especializadas + Agentes Educacionais

Os professores das Escolas Especializadas permanecem juntos nos dois dias de Estudo e Planejamento.

Os Agentes Educacionais I e II no primeiro dia desenvolverão seus estudos conforme seu contexto (material organizado pela Equipe Gestora) e no segundo dia realizarão as reflexões conforme o documento sugerido.

Dias 25 e 26/07

Materiais para os Professores

Todos os períodos

Dia 26/07

Momento 1 e 2 - Materiais para Agentes Educacionais I e II

Dia 1: a escola poderá organizar, conforme seu contexto, um material de estudo especifico para a equipe.

Dia 2: Estudos de caso conforme o material sugerido.