Estudo e Planejamento - 1º Semestre de 2021: Municípios - NCPM

Iniciamos mais um ano letivo, ano este que será repleto de desafios para mantermos a qualidade no processo educacional mediante o cenário mundial que estamos vivendo, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19).

Tais desafios demandaram a necessidade de adaptação e reorganização das práticas pedagógicas. Portanto, mais do que nunca precisamos organizar ações tendo como foco a aprendizagem dos estudantes, implementando novas e flexíveis formas de ensinar, dando continuidade ao ano pedagógico de 2020.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) ofertará material de estudo para as redes municipais de ensino, para os dias de Estudo e Planejamento do primeiro semestre, contemplando a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Leia mais.

Os dias de Estudo e Planejamento de 2021 correspondem a um momento de formação para todos os profissionais da escola e de oportunidade de planejar ações estratégicas para o ano que está iniciando.

Os materiais elaborados para os dias de Estudo e Planejamento da Educação Infantil proporcionam a reflexão, diálogos e o fortalecimento do vínculo entre os pais e a escola, na perspectiva de subsidiar as ações, com a intenção de orientar a organização de materiais e possíveis encaminhamentos que contribuam para a realização das atividades nos ambientes residenciais. No segundo momento, serão abordadas as metodologias e práticas para o trabalho a partir do eixo interações e brincadeira, tendo como apoio o Referencial Curricular do Paraná para alcançar os objetivos de aprendizagem.

Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, o material de Estudo e Planejamento abordará temas pertinentes ao contexto da escola, a partir dos resultados apresentados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e das ações desenvolvidas em 2020, refletindo sobre os resultados alcançados pela escola e traçando um plano de ação para o avanço na aprendizagem. No segundo dia de estudos será trabalhado o Referencial Curricular do Paraná em Foco, construído em regime de colaboração entre Estado e Municípios (representado pela Undime), que tem por finalidade elencar as habilidades e objetivos prioritários em cada etapa, a partir do qual será desenvolvido um trabalho de encaminhamentos metodológicos e processos avaliativos, visando a atingir os objetivos essenciais de aprendizagem.

Além disso, nos Anos Iniciais, também haverá um momento específico para os professores dos 5os anos que, juntamente com os professores dos 6os anos das escolas da rede estadual, farão uma discussão coletiva a respeito do processo de Transição entre as duas etapas de ensino.

Esperamos que estes momentos de estudos e reflexões dos profissionais da educação tragam contribuições para o processo de melhoria da qualidade da educação.

Acesse: