Educação Especial - Deficiência Física Neuromotora

Educação Especial >> Deficiência Física Neuromotora

A deficiência motora caracteriza-se pelos impedimentos nos movimentos e na coordenação de membros e/ou de cabeça, em que a pessoa necessitará de adaptações que garantam a acessibilidade motora, ou seja, o seu acesso a todos os espaços, serviços e instituições. (Caderno de Educação Especial, pag.10)

A nomenclatura deficiência física neuromotora é empregada para designar deficiências musculares ou neuromusculares, deformações ósseas e limitações decorrentes de traumas e amputações, bem como sequelas de patologias que ocasionam dificuldades funcionais significativas na fala e no aparelho locomotor.

As causas da Deficiência Física Neuromotora podem ser resultantes de infecções, degenerações neuromusculares, como fraqueza muscular, cujas manifestações exteriores consistem em paralisia ou falta coordenação e de lesões ocorridas em qualquer fase da vida (Brasil, 2002).

 

 

 

 

Sugestões de Filmes

 O Escalafandro e a Borboleta

Sinopse: O filme conta a história de um editor chefe da revista Elle que acaba adquirindo uma rara síndrome que o deixa em estado vegetativo em cima de uma cama, tendo como único meio de comunicação com as demais pessoas, o movimento de seus olhos.

 De Porta em Porta

Sinopse: O filme é baseado na história verdadeira de Bill Porter. Bill nasceu com Paralisia Cerebral, o que acarretou limitações na sua fala e nos seus movimentos. Com o apoio sempre presente de sua mãe, o filme mostra a luta de Bill para conquistar um emprego de vendedor de porta em porta. (2015)

 Como Eu Era Antes de Você

Sinopse: Em Como Eu Era Antes de Você, o rico e bem sucedido Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

 Intocáveis

Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

 Winter O Golfinho

Sinopse: Um menino solitário encontra um golfinho que se feriu em uma armadilha. Eles se tornam amigos, mas o golfinho precisa ter a cauda amputada para sobreviver. Com a ajuda de um biólogo e um especialista em próteses, o menino tenta salvar o animal.

 Extraordinário

Sinopse: Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

A Teoria de Tudo

Sinopse: Um dos filmes mais incríveis que já assistir, o longa conta a história de Stephen Hawking e expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, ao mesmo tempo em que precisou aprender a conviver com uma doença motora degenerativa, que o deixou sem movimentos. O mais incrível é que nenhuma limitação física impediu Hawking de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

 

Formas de Atendimento

O Atendimento Educacional Especializado - AEE - ofertado para estudantes com Deficiência Física Neuromotora, acontece na Sala de Recursos Multifuncional no contraturno da escolarização. Para estudantes com restrição significativa na comunicação, após, Estudo de Caso, pode ser disponibilizado atendimento educacional especializado no turno de matrícula.

 


Acesse também:

Contato

E-mail: taiscamargo@escola.pr.gov.br

Telefone: 3340-8435

 

E-mail: edne.claser@escola.pr.gov.br

Telefone: 3340-5751