Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação
Educação Especial | Altas Habilidades/Superdotação
Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (PNEEPEI, 2008).
O Parecer 17/2001, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação afirma que:
“(...) altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos, devem receber desafios suplementares em classe comum, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para concluir, em menor tempo, a série ou etapa escolar.”
O Atendimento Educacional Especializado para os estudantes com altas habilidades/superdotação, matriculados da rede pública estadual de ensino do Paraná está disponibilizado:
- Em sala de aula comum - Além do currículo previsto para o ano de matrícula, os professores das disciplinas, em especial daquelas em que o estudante apresenta maior interesse e habilidade, estão orientados para oferecer estudos e atividades de enriquecimento, aprofundamento e ampliação curricular, de acordo com a necessidade de aprendizagem que apresenta.
- Em atendimento as normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação, quando houver necessidade e indicação, a equipe pedagógica poderá proceder com a aceleração, ou seja, permitir que o estudante conclua em menor tempo a série ou etapa escolar.
- Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação - A Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação é um espaço organizado com materiais didático-pedagógicos, equipamentos e professor especializado em Educação Especial, para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular, oportunizando aos estudantes o acesso à níveis mais elevados de ensino. Esse atendimento não é substitutivo a escolarização e deve ocorrer no contraturno da escolarização.
- NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação em Londrina - O NAAH/S do Paraná está localizado no Norte do Estado, na cidade de Londrina e foi autorizado e criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, no ano de 2010. Organizado em 3 unidades de atendimento: Unidade de Atendimento ao Aluno; Unidade de Atendimento ao Professor e Unidade de Atendimento à Família, tem uma atuação importante na disseminação da área, identificando estudantes que apresentam altas habilidades/superdotação; contribuindo com a formação de professores e na orientação às famílias.
Até 2019, o NAAH/S prestava apoio pedagógico às Salas de Recursos Multifuncionais para Altas Habilidades/Superdotação vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Londrina, ao qual está subordinado administrativamente, no entanto, com o advento da Pandemia do Covid-19, em 2020, passou atuar em conjunto com o Departamento de Educação Especial para elaboração de ações pedagógicas para atender os estudantes com altas habilidades/superdotação da rede pública estadual de ensino do Paraná.
Acesse também:
Nome: Denise Maria de Matos
E-mail: denisematos@seed.pr.gov.br - ldenise@escola.pr.gov.br
Telefone: (41) 3340-8460
Âmbito Nacional
Lei nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - Capítulo V.
Resolução nº 2/2001 - CNE/CEB - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
Parecer n° 17/2001 - CNE/CEB - Estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica.
PNEEPEI/2008 - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2008.
Resolução nº 4/2009 - CNE/CEB - Que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Decreto nº 7.611/2011 - Que dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
Âmbito Estadual (Paraná)
Deliberação nº 09/2001 - CEE/PR - Normas para classificação e a reclassificação.
Resolução nº 2.613/2009 SEED - Autoriza a implantação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S em Londrina/PR.
Resolução nº 884/2009 SEED - Cria no âmbito da SEED, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S-PR.
Instrução nº 10/2011 SEED/SUED - Estabelece critérios para o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncional Tipo I - para a Educação Básica na Área das Altas Habilidades/Superdotação.
Deliberação nº 02/2016 - CEE/PR - Normas para a Modalidade Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Paraná.