Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação

Educação Especial | Altas Habilidades/Superdotação

Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (PNEEPEI, 2008).

 

 

Links Interessantes

 

Sugestões de Filmes

Encontrando Forrester (2000)

Mentes que Brilham (1991)

Prenda-me se for Capaz (2002)

 

 

Sugestões de Leitura

Artigos

 Caracterísitcas sócio-emocionais do superdotado: questões atuais - ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de

 Compreendendo a criança com Altas Habilidades/Superdotação para poder atuar:: experiências da Formação Continuada de Educadores Infantis em Guarapuava/PR - SANTOS, Iolete Ribeiro dos

 Jogos intelectivos desafio para novas perspectivas de aprendizagem e pontencialidades nas altas habilidades/superdotação

 Políticas Educacionais para estudantes com altas habilidades/superdotação: um estudo sobre a transversalidade - MARTELLI, Ana Carolina C. Pessoa

 Superdotação: Conceitos e modelos de diagnóstico e intervenção psicoeducativa - POCINHO, Margarida

 

Livros

 Altas Habilidades / Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais - VIRGOLIM, Angela - Editora: Juruá

 Altas Habilidades / Superdotação: talento, dotação e educação - MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania - Editora: Juruá

 A coragem de ser superdotado - LANDAU, É. - Editora: Arte & Ciência

 Capacidade e Talento: um programa para a escola - GUENTHER, Z. - Editora: EPU

 Crianças superdotadas: mitos e realidades - WINNER, E. - Editora: Artes Médicas

 Desenvolver Capacidades e Talentos: um conceito de inclusão - GUENTHER, Zenita Cunha

 Educação e altas habilidades / superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas - FREITAS, S. N.

 Educação de Superdotados: teoria e prática - GAMA, M.C.S.S. - Editora: EPU

 Ensino e Aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas - CAMPBELL, L; CAMPBELL, B; DICKINSON, D. - Editora: Artes Médicas Sul

 Inteligências múltiplas na sala de aula - ARMSTRONG, T. - Editora: Artmed

 Manual de Identificação de Altas Habilidades/Superdotação - PEREZ, Susana; FREITAS, Soraya - Editora: Juruá

 Superdotados: determinantes, educação e ajustamento - ALENCAR, E. S. de

 Toc, toc... Plim, plim... - FLEITH, D.S; VIRGOLIM, A.M.R; PEREIRA, M.S.N.

 

Formas de Atendimento

O Parecer 17/2001, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação afirma que:

“(...) altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos, devem receber desafios suplementares em classe comum, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para concluir, em menor tempo, a série ou etapa escolar.”

O Atendimento Educacional Especializado para os estudantes com altas habilidades/superdotação, matriculados da rede pública estadual de ensino do Paraná está disponibilizado:

  • Em sala de aula comum - Além do currículo previsto para o ano de matrícula, os professores das disciplinas, em especial daquelas em que o estudante apresenta maior interesse e habilidade, estão orientados para oferecer estudos e atividades de enriquecimento, aprofundamento e ampliação curricular, de acordo com a necessidade de aprendizagem que apresenta.
    • Em atendimento as normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação, quando houver necessidade e indicação, a equipe pedagógica poderá proceder com a aceleração, ou seja, permitir que o estudante conclua em menor tempo a série ou etapa escolar.
  • Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação - A Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação é um espaço organizado com materiais didático-pedagógicos, equipamentos e professor especializado em Educação Especial, para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular, oportunizando aos estudantes o acesso à níveis mais elevados de ensino. Esse atendimento não é substitutivo a escolarização e deve ocorrer no contraturno da escolarização.
  • NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação em Londrina - O NAAH/S do Paraná está localizado no Norte do Estado, na cidade de Londrina e foi autorizado e criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, no ano de 2010. Organizado em 3 unidades de atendimento: Unidade de Atendimento ao Aluno; Unidade de Atendimento ao Professor e Unidade de Atendimento à Família, tem uma atuação importante na disseminação da área, identificando estudantes que apresentam altas habilidades/superdotação; contribuindo com a formação de professores e na orientação às famílias.

Até 2019, o NAAH/S prestava apoio pedagógico às Salas de Recursos Multifuncionais para Altas Habilidades/Superdotação vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Londrina, ao qual está subordinado administrativamente, no entanto, com o advento da Pandemia do Covid-19, em 2020, passou atuar em conjunto com o Departamento de Educação Especial para elaboração de ações pedagógicas para atender os estudantes com altas habilidades/superdotação da rede pública estadual de ensino do Paraná.

 


Acesse também:

Contato

Nome: Denise Maria de Matos

E-mail: denisematos@seed.pr.gov.br - ldenise@escola.pr.gov.br

Telefone: (41) 3340-8460

 

Legislação

Âmbito Nacional

Lei nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - Capítulo V.

Resolução nº 2/2001 - CNE/CEB - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

Parecer n° 17/2001 - CNE/CEB - Estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica.

PNEEPEI/2008 - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2008.

Resolução nº 4/2009 - CNE/CEB - Que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Decreto nº 7.611/2011 - Que dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

 

Âmbito Estadual (Paraná)

Deliberação nº 09/2001 - CEE/PR - Normas para classificação e a reclassificação.

Resolução nº 2.613/2009 SEED - Autoriza a implantação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S em Londrina/PR.

Resolução nº 884/2009 SEED - Cria no âmbito da SEED, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S-PR.

Instrução nº 10/2011 SEED/SUED - Estabelece critérios para o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncional Tipo I - para a Educação Básica na Área das Altas Habilidades/Superdotação.

Deliberação nº 02/2016 - CEE/PR - Normas para a Modalidade Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Paraná.