Educação Escolar Quilombola

Imagem ilustrativa da Educação Escolar Quilombola

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, ela é uma Modalidade de Ensino com Diretrizes Curriculares Nacionais específicas estabelecidas pela Resolução n.º 08/2012 CNE/CEB.

Desenvolve-se em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo proposta pedagógica própria e formação continuada, respeitando a especificidade étnico-cultural de cada comunidade, observado os princípios constitucionais, a Base Nacional Comum, o Referencial Curricular do Estado do Paraná e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (Crep), que complementa o já aprovado Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Leia mais

Para as Unidades Escolares da Rede Pública Estadual, localizadas em território quilombola e para as que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas e das Comunidades Tradicionais Negras paranaenses, é imprescindível que a Equipe Pedagógica, Docentes e Comunidade Escolar estejam familiarizados com o "Referencial Curricular do Estado do Paraná”, o Currículo da Rede Estadual Paranaense, buscando conhecer quais são as mudanças propostas nas disciplinas/componentes curriculares. Essa familiaridade requer um olhar contextualizado para reorganização do Projeto Político Pedagógico e também da Proposta Pedagógica Curricular.

Nesse sentido, é fundamental que as escolas quilombolas e as escolas que recebem estes estudantes, desenvolvam um trabalho na reorganização tanto do PPP como da PPC, considerando o Referencial Curricular do Paraná, na perspectiva dialógica com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola.

Conforme o Art. 1º a orientação expressa nas Diretrizes é de que o ensino na modalidade da Educação Escolar Quilombola se organize e se consolide a partir da: memória coletiva, das línguas reminiscentes, dos marcos civilizatórios, das tecnologias e formas de produção do trabalho, das práticas culturais, acervos e repertórios orais, festejos, usos, tradições, territorialidade e demais elementos que conformam o patrimônio cultural das comunidades quilombolas de todo o país e da territorialidade. (BRASIL, 2012).

Conheça mais sobre o tema.

Leitura Indispensável

Aqui você encontra dois documentos importantes para a Educação Escolar Quilombola. Confira!

Seed-PR
Idioma: Português
Ano: 2010

Seed-PR
Idioma: Português
Ano: 2022

Apoio Pedagógico

Abaixo, confira outros materiais que poderão contribuir com a sua prática pedagógica.

Mapas de localização das Comunidades Quilombolas, das Comunidades Tradicionais Negras Colégios Quilombolas e Escolas que atendem estudantes oriundos destas Comunidades no Estado do Paraná.

Acesse os Encaminhamentos Pedagógicos.