Educação Escolar Indígena
A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira.
Na estruturação e no funcionamento das escolas indígenas, é reconhecida a sua condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.
Assista ao vídeo, navegue pelos materiais abaixo para conhecer mais sobre a Educação Escolar Indígena.
Leituras Indispensáveis
Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas MEC/SEF/DPEF
Idioma: Português
Ano: 1998
Páginas: 331
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Indígena
Idioma: Português
Ano: 2013
Páginas: 13
Material Pedagógico
Lei n.º 11645/2008 - História e Cultura Indígena
Material produzido para formação dos integrantes das Equipes Multidisciplinares para tratar da Educação das Relações Étnico-Raciais, especificamente sobre a Lei 11.645/2008.
O objetivo da Equipe Multidisciplinar é desenvolver ações que positivem a presença de alunas(os) negras(os) indígenas, quilombolas, bem como, sua história, sua cultura e religiosidade.
Outros materiais
Terras indígenas do Paraná
Confira, clicando sobre a imagem ao lado, as aldeias ou terras indígenas e sua localização no Estado do Paraná.
Acesse também: