Formadores em Ação - Perguntas Frequentes

Formadores em Ação >> Fique por Dentro >> Perguntas Frequentes

01. Quem pode participar como cursista do GE Formadores em Ação?

A formação é destinada a professores e pedagogos (QPM e PSS), atuantes nas escolas, Núcleos Regionais de Educação (NREs), Secretaria de Estado da Educação(Seed-PR) da rede estadual do Paraná.

02. Como ocorrem as reuniões?

Os encontros acontecem semanalmente, de forma síncrona, via Google Meet, no dia e horário escolhido pelo cursista no momento da inscrição.

03. Quantas jornadas acontecem durante o ano?

Durante o ano, temos 3 jornadas. Uma a cada trimestre.

04. Quantos temas eu posso cursar em cada Jornada?

Você poderá cursar 01 tema por jornada.

05. Como ocorre a implementação?

Para os componentes curriculares e Trilhas de Aprendizagem, a implementação deve ocorrer obrigatoriamente em sala de aula (na Rede Estadual do Paraná). No entanto, existem alguns componentes específicos para os professores e pedagogos atuantes nos NREs e na Seed-PR.

06. Qual é a carga horária da formação?

Tanto para cursistas quanto para formadores, a carga horária é de 40 horas por jornada.

07. Quais os critérios para a certificação?

Para certificar você precisa apresentar no mínimo 75% de participação nas reuniões e ter realizado todas as atividades propostas no Classroom, obtendo no mínimo uma média de 70 pontos para certificação de 40h por jornada. O registro de frequência na reunião só será computado caso o cursista permaneça na reunião por pelo menos 75% do tempo com a câmera aberta.

08. Por que participar do Formadores em Ação?

Além da oportunidade de Formação continuada em serviço e da aprendizagem por meio da troca de experiências entre pares, você aplica os roteiros trabalhados no seu dia a dia e tem certificação de 40 horas. Para os professores e pedagogos QPM, o GE Formadores em Ação também é um dos critérios para a distribuição de aulas de 2024.

09. Posso utilizar minha Hora Atividade para a formação?

Sim. A Instrução Normativa 013/2023 - Deduc/Seed, que regulamenta a Hora Atividade, apresenta, de forma específica, cada caso. Confira e veja qual é o seu.