Eu Indico

A lista de indicações de livros a seguir nos surpreende pela diversidade das escolhas. Conheça os títulos e o porquê de eles terem sido recomendados por especialistas: 

 

Imagem livro Educar a Revolução Digital na Educação

Este livro, da editora Saraiva, reúne uma série de informações e exemplos do impacto das tecnologias na educação tradicional. Com um linguagem rápida e objetiva, a autora Martha Gabriel traz uma reflexão ao professor sobre as potencialidades e os riscos da revolução digital na educação, além de trazer uma experiência de leitura integrada a conteúdos digitais.

 
Quem indica?

Andrea Filatro, Mestre e Doutora pela FE/USP, consultora em educação on-line no setor acadêmico e corporativo. Autora de vários livros, entre eles Design instrucional na prática, Design Thinking na educação, Metodologias inov-ativas na educação e DI 4.0: Inovação na educação corporativa. 

 

 

 

Imagem Livro Um Mundo, Uma Escola

Este livro, da editora Intrínseca, é um manifesto em prol da educação gratuita, universal e global, e da redescoberta do prazer na aprendizagem. O autor Salman Khan menciona a existência de ferramentas tecnológicas capazes de garantir uma educação de alto nível, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem e estimulando a criatividade na resolução de problemas.

 
Quem indica?

Claudia Cristina Muller, Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR, professora e autora de livros como Educação a Distância nas Organizações, Recursos Multimídia para Educação, Gestão do Conhecimento nas Organizações.

 

 

 

Imagem livro Professores e Professauros

Este livro de Celso Antunes, da editora Vozes, nos direciona para o questionamento: "você é um professor ou  um professauro?", de forma irônica, ideológica e divertida, com algumas comparações entre o que é ou poderia ser.

 
Quem indica?

Welinton Baxto da Silva, Doutor e Mestre em Educação, Especialista em Educação a Distância e em Didática Superior. Experiência Profissional: Ministério da Educação (MEC-BR). Membro Editorial da coedição internacional da Revista Comunicar no Brasil (2015/2018). Membro do Fórum Nacional de Educação (FNE - 2016/2018). 

 

 

 

Imagem livro O Caminho se faz Caminhando

Livro de Paulo Freire e Myles Horton, da editora Vozes, que mostra a vivência e o ativismo dos dois educadores, que colocaram a pedagogia prática e teórica a serviço da justiça social. Uma excelente reflexão sobre pedagogia.

 
Quem indica?

Sonia Goulart, Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasilia, Professora da AIEC/FAAB/DF e da Fundação Universidade Católica (Funiversa), Professora e Consultora da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública e da ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública, sócia-diretora da SG Educação Empresarial Ltda.

 

 

 

Imagem livro Manual de Estudo de Caso

Este livro, escrito por William Ellet, consultor da Harvard Business School, é referência para aqueles que querem aprender a montar casos para sala de aula no melhor estilo de uma das mais renomadas escolas de administração do mundo.

 
Quem indica?

Nasser Mahmoud Hasan, Doutor em Engenharia Elétrica, Mestre em Engenharia Elétrica, é professor pesquisador na Unisal. Desenvolve pesquisas em empresas de base nanotecnológica e participou como co-autor de quatro livros nas áreas: nanotecnologia, administração, coaching e direitos humanos.

 

 

 

Livro Educação sem Distância

Este livro, de Romero Tori, é importante para todos os que se preocupam com Educação a Distância e com as tecnologias digitais. Trata sobre como é possível interagir e acabar com as distâncias entre os participantes em ações mediadas pelo digital.

 
Quem indica?

Vani Kenski, Mestre e Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da SITE Educacional Ltda. Autora dos livros Tecnologias e tempo docente Papirus Editora, 2014) e Educação E Tecnologias (Papirus Editora, 2007).

 

 

 

Livro Estratégias Didáticas para Aulas Criativas

Este livro, de Simão de Miranda, apresenta estratégias bem fundamentadas cientificamente, que buscam estimular a criatividade no trabalho pedagógico de professores de diferentes níveis de ensino.

 
Quem indica?

Carolina Costa Cavalcanti, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Tecnológico e de Ensinos Superiores de Monterrey (ITESM), México. É autora dos livros: Design Thinking na Educação presencial, a distância e corporativa (Saraiva, 2017), Metodologias Inov-ativas na Educação (Saraiva, 2018).

 

 

 

Livro A Sala de Aula Inovadora

Este livro, de Fausto Camargo e Thuinie Daros, aborda como é possível renovar a sala de aula e descreve mais de 40 estratégias, destinadas tanto à educação básica quanto ao ensino superior, para colocar as mudanças em prática. 

 
Quem indica?

Carolina Costa Cavalcanti, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Tecnológico e de Ensinos Superiores de Monterrey (ITESM), México. É autora dos livros: Design Thinking na Educação presencial, a distância e corporativa (Saraiva, 2017), Metodologias Inov-ativas na Educação (Saraiva, 2018).