Especialistas em tecnologias educacionais e inovação

 
árvore com elementos da tecnologia saindo de dentro de um livro

Mestra e doutora em Educação pela FEA/USP. É consultora do Sistema S, ENAP, IRB e CEDDET. Possui experiência em educação a distância, ensino superior, ensino profissionalizante, educação corporativa e tecnologia educacional. É autora dos livros Design instrucional contextualizado (2004), Design instrucional na prática (2008), Produção de conteúdos educacionais (2015), Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa (2017), Como preparar conteúdos para EAD (2018), Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa (2018) e Di 4.0: Inovação na Educação Corporativa (2019).

Entrevista:

Design Instrucional e metodologias inov-ativas

Pesquisadora nas áreas de recursos educacionais abertos (REA) e tecnologia educacional. Mestre e doutora em Métodos de Pesquisa para Tecnologias Educacionais, pela Open University (Reino Unido). 

E-Book:

Recursos Educacionais Abertos no Brasil: O Estado da Arte, Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento e Inovação

Doutora em Educação (USP) e Mestre em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Tecnológico e de Ensinos Superiores de Monterrey (ITESM - México). Autora dos livros: Design Thinking na Educação presencial, a distância e corporativa (2017), Metodologias Inov-ativas na Educação (2018), D.I 4.0: Inovações na Educação Corporativa (2019). Atua em Educação a Distância, Design Thinking, Inovação, Criatividade, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Formação de Educadores, Educação Digital, Design Educacional, Tecnologia Educacional, Novas Arquiteturas Pedagógicas, Tutoria na EAD.

Artigo:

Design Thinking como Metodologia de Pesquisa para Concepção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem Centrado no Usuário

Mestre em Engenharia das Mídias para a Educação (Portugal, Espanha e França); Mestre em Educação (UNESP, BRASIL); Doutora em Educação pela UNESP - BRASIL; Doutora em Educação pela UNED - Madrid; Pós-Doutorado pela UNICAMP e UNED. Atualmente é docente na Universidade Aberta - Portugal. 

Vídeo:

Estilos de Aprendizagem

Artigo:

A Teoria dos Estilos de Aprendizagem: Convergência com as Tecnologias Digitais

Doutora em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Bacharel em Informática (UNISINOS).

Artigos:

Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital

Projetos de aprendizagem gamificados: Uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal

Possui graduação em Rádio-Televisão (University of California, Los Angeles) e doutorado em História do Teatro (Indiana University). É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, desde 1995. Atua em educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar.

Artigo:

As Interfaces da EAD na Educação Brasileira

E-books:

Educação a Distância: O Estado da Arte

Educação a Distância: O Estado da Arte 2

Aprendizagem a Distância

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras (USP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University). É autor de artigos, capítulos e livros: ABC da EaD: a educação a distância hoje, Second Life e Web 2.0 na Educação, Games em Educação, Guia de Educação a Distância, Tutoria e Interação em Educação a Distância, Web 2.0 e Redes Sociais na Educação, Design Educacional e Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância.

Artigo:

Estratégias do Design de Games que podem ser Incorporadas à Educação a Distância

Nascido na Espanha, naturalizado brasileiro. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor aposentado de Novas Tecnologias na USP. Pesquisador, conferencista e orientador de projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.

Blog:

Educação Transformadora

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora.

Canal no YouTube:

Lilian Bacich

Artigo:

Aprendizagem Baseada em Projetos: Desafios da Sala de Aula em Tempos de BNCC

Graduada em Psicologia pela UFSC, mestre e doutora pela Harvard University (Estados Unidos). Diretora-Presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Entre outras atuações, preside a comissão julgadora do Prêmio King Hamad bin Isa Al-Khalifa, promovido pela Unesco, para iniciativas mundiais de uso de tecnologia na escola. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, nos seguintes temas: jovens, educação especial, integração, projetos educacionais e projetos sociais.

Vídeos:

A Tecnologia como Aliada da Educação 

8 Speaker Atração do Dia 

Pesquisadora 1A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidade acadêmica, em 2010. Tem 50 livros publicados e mais de 400 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Áreas de pesquisa: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas.

Artigo:

A Aprendizagem Ubíqua na Educação Aberta

Vídeos:

Linguagem, Pensamento, Mídias, Hibridismo e Educação

Lúcia Santaella no Sempre um Papo

Sociólogo espanhol, é um dos pensadores mais influentes do mundo e considerado o principal analista da era da informação e das sociedades conectadas em rede. Professor da Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles, e professor emérito da Universidade da Califórnia, Berkeley, tem mais de 25 livros publicados, entre eles: Redes de indignação e esperança, A galáxia da internet e a famosa trilogia A era da informação (Sociedade em Rede).

Artigo produzido por Lucas Brandão:

A Sociedade da Informação em Rede aos Olhos de Manuel Castells

Vídeos:

Escola e Internet: O Mundo da Aprendizagem dos Jovens

O Poder da Juventude é a Autocomunicação

A Obsolescência da Educação

Professora PUC-SP, Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP, mestre em Educação pela PUC-SP, graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência em educação e tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

Artigos:

Educação a Distância na Internet: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais de Aprendizagem

Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: Espaços e Tempos de Web Currículo

Professora na PUC-SP, Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP, mestre em Educação pela PUC-SP, graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência em educação e tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

Artigo:

Dê uma Chance aos Ps: Projetos, Parcerias, Paixão, Pensar Brincando

Vídeos:

Vamos Usar Crianças para Escrever Códigos

Transformar

Engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Na Escola Politécnica da USP coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas e desenvolve pesquisas de realidade virtual e aumentada aplicadas à educação e à saúde. Autor do livro "Educação Sem Distância". Áreas de pesquisa: Computação Gráfica, Design, Realidade Virtual, Multimídia, Hipermídia, Educação Virtual Interativa, Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Computer games.

Blog:

Educação sem Distância

Graduado em direito pela USP, mestre em direito pela Universidade de Harvard e doutor em direito pela Universidade de São Paulo. Professor Visitante da Universidade de Columbia, afiliado à SIPA (School of International Public Affairs). Visiting Scholar do MIT Media Lab. Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade, conveniado à UERJ.

Matéria:

Expresso Futuro

Nasceu em Pretória, África do Sul. Matemático e educador, trabalhou com Piaget na University of Geneva. Foi fundador e membro do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Criou a linguagem de programação Logo na década de 1960 para fins educacionais. Na década de 1990, com a abordagem construcionista, evidenciou a importância do desenvolvimento de materiais e a criação de ambientes de aprendizagem que permitem atividades reflexivas, o aprender-fazendo (mão na massa), construindo algo que lhe seja significativo, de modo que possa envolver-se afetiva e cognitivamente com o que está sendo produzido.

Entrevista:

A Maior Vantagem Competitiva é a Habilidade de Aprender

Vídeo:

Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert 

E-Book:

A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática

Matéria:

Pensamento Computacional e Programação como Ferramentas de Aprendizagem

Sugata Mitra é professor de tecnologia educacional na Escola de Educação, Comunicação e Ciências da Linguagem, da Universidade de Newcastle, Inglaterra. Ele é mais conhecido por seu experimento "Hole in the Wall", e amplamente citado em trabalhos sobre alfabetização e educação. Sua tese: “Educação é um sistema auto-organizado, onde a aprendizagem é um fenômeno emergente” (Sugata Mitra).

Vídeos:

Construa uma Escola na Nuvem

Sugata Mitra Mostra como as Crianças Ensinam a Si Mesmas

Novas Experiências para o Auto-didacta