A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que permite a retomada dos estudos do Ensino Fundamental Fase II e do Ensino Médio, àqueles que não tiveram oportunidade de frequentar a escola na idade regular.
Por meio da EJA, é possível realizar a conclusão destas etapas de ensino em menor tempo, propiciando a continuidade dos estudos no Ensino Superior e a qualificação para o mercado de trabalho.
Espaço destinado a subsidiar a prática pedagógica nas temáticas de: Bullying/Cyberbullying, Violência Sexual, Violência Autoprovocada, Trabalho Infantil e Álcool, Tabaco e outras drogas para promover a cultura dos Direitos Humanos.
Espaço destinado a subsidiar a prática pedagógica nas temáticas de gênero e diversidade sexual em busca de transformação da realidade social de preconceito, discriminação e exclusão existente nas escolas.
A Educação do Campo é uma política pública no estado do Paraná desde 2010, instituída por meio da Resolução n.º 4783/2010 - GS/Seed e tem como objetivo oferecer Educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais. Dessa forma, trata-se de uma educação voltada para as especificidades desta população, levando-se em conta seu modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e suas tradições.
A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, ela é uma Modalidade de Ensino com Diretrizes Curriculares Nacionais específicas estabelecidas pela Resolução n.º 08/2012 CNE/CEB.
Ao pensarmos na Educação das Relações Étnico-raciais é necessário ter em mente que a sociedade brasileira é plural. Mais do que compreender essa pluralidade, torna-se importante o conhecimento, o respeito, a valorização e a compreensão de que a presença negra e indígena, em suas múltiplas etnias e culturas são muitas vezes invisibilizadas no currículo escolar.
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