Formadores em Ação - Conheça o GE

Formadores em Ação >> Conheça o Grupo de Estudos

Quem não gosta de trocar ideias? Temos certeza que todo mundo curte, principalmente quando podemos aprender mais!

Foi pensando nessa importância de ofertar a formação continuada em serviço aos professores e pedagogos, que nasceu o FORMADORES EM AÇÃO. Um Grupo de Estudos, carinhosamente chamado de GE, que prioriza e oportuniza a troca de experiências entre pares, trazendo o próprio professor e pedagogo da rede para mediar e compartilhar discussões e aprendizagens, além, é claro, de aprender muito!

A ideia do GE é fazer com que o professor e o pedagogo, por meio da troca de experiências e do trabalho colaborativo, possam ressignificar a sua prática pedagógica,  adotando metodologias ativas e recursos tecnológicos para aperfeiçoá-la, tornando a aprendizagem dos nossos alunos mais significativa.

Começamos a trilhar a nossa história lá em julho de 2020, nessa época ainda éramos bem pequenos. Você sabia que tínhamos apenas 4 temáticas? As precursoras foram Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Ciências. Em outubro deste ano começamos a crescer, e as temáticas de História, Geografia e Química entraram no programa também.

Em 2021, além da super novidade de um roteiro específico para os pedagogos, os outros componentes curriculares também ganharam seu espaço no GE, expandindo as oportunidades de trocas e aprendizados.

2022 chegou com uma grande novidade: A Escola de Formação Continuada Formadores em Ação. Nesse começo de ano também tivemos a primeira formação presencial para tutores e formadores do GE. Muitos temas inéditos chegaram por aqui, entre eles PMA, Educação Especial, Robótica e as Trilhas de Aprendizagem são alguns dos temas que vieram pra ficar.

Em setembro de 2022, em Foz do Iguaçu, foi realizado o I Congresso de Formadores, trazendo além da formação por meio de oficinas, um espaço super rico no qual alguns de nossos cursistas puderam apresentar suas Boas Práticas.

Em 2023 começamos batendo recordes, de inscritos e de temáticas. Atualmente o GE conta com 58 temáticas, buscando atender e contribuir com as diversas realidades da rede estadual do Paraná.

Missão:

Promover a melhoria da aprendizagem e o protagonismo dos estudantes por meio de formação continuada, pautada na valorização de saberes e troca de experiências, entre os profissionais da educação do Paraná.

Visão:

• Institucionalização do GE enquanto política pública até 2024.
  • Tornar-se referência nacional em formação continuada entre pares. Ampliar a oferta de temas para que contemplem as diversas realidades escolares.
  • Promover espaços para a divulgação e compartilhamento de boas práticas.

Valores:

• Construção colaborativa: trabalhamos juntos, realizando, com empatia, a escuta ativa dos profissionais da educação e unindo o que há de melhor em cada um para desenvolver formações de qualidade.
  • Formação entre pares: a troca de experiências e o compartilhamento de saberes são as bases da nossa aprendizagem contínua.
  • Crença no desenvolvimento de pessoas: o acompanhamento e feedback contínuo são nossos principais meios para o desenvolvimento de lideranças que atuarão nas diferentes esferas da educação.
  • Valorização da prática: a implementação é a essência do GE, sendo realizada a partir de materiais formativos que unem teoria e prática.
  • Compromisso com a diversidade: sabemos que a realidade das escolas paranaenses são diversas e buscamos contemplar toda essa diversidade em nossas formações.
  • Excelência na formação: buscamos a qualidade da formação, atentando-nos aos detalhes, com a certeza de que só será alcançada a partir da construção colaborativa.